Topo

"Modernidade": Corinthians não terá 8 de Basílio na reedição da final de 77

Reprodução
Imagem: Reprodução

07/05/2017 08h00

Corinthians e Ponte Preta reeditam neste domingo, às 16h, a histórica final do Campeonato Paulista de 1977. Uma série de coincidências cerca o duelo, mas não está entre elas o número de camisa do protagonista corintiano da decisão. Há 40 anos, foi a 8 de Basílio que ganhou as capas de jornais na vitória por 1 a 0, mas desta vez com certeza não será: o atual elenco do Timão não conta com um camisa 8 desde o fim de março, quando Marlone foi emprestado ao Atlético-MG. Tem até 77, como Jadson em homenagem ao fim da fila, mas 8 que é bom...

"É modernidade e você tem que acompanhar. Você não tem o 8, mas tem o 77, então é torcer para o 77 ser o homem da partida. Diversas pessoas que trabalham no clube e no CT estão torcendo pelo Jadson pela simplicidade e humildalde dele. Tem os outros jogadores também, mas o importante é que nenhum jogador precise carregar a responsabilidade de ser herói como em 1977. O Vaguinho teve condição, o Wladimir teve condição e, de repente, eu fui o escolhido - relembra, em entrevista ao LANCE!, o ídolo Basílio.

Emprestado por um ano ao Atlético-MG em troca do atacante Clayton, que fica no banco de reservas da finalíssima na Arena Corinthians, Marlone pode ser campeão duplamente neste domingo. O Galo recebe o Cruzeiro no Independência com a vantagem do empate sem gols no primeiro jogo, no Mineirão. Já em São Paulo, o último dono da camisa 8 atuou em seis partidas do Paulistão, e foi trocado na lista do mata-mata por Clayton, que atuou até menos vezes.

A tal "modernidade" fará com que o Corinthians entre em campo diante da Ponte Preta com poucos jogadores em numeração de titular. Apenas Balbuena (4), Pablo (3), Romero (11) e Jô (7) usam os números habituais. Os outros titulares vestem camisas mais variadas: 12 (Cássio), 23 (Fagner), 13 (Guilherme Arana), 28 (Paulo Roberto), 29 (Camacho), 30 (Maycon) e 77 (Jadson). Após o Campeonato Paulista, aliás, Jadson trocará a 77 pela camisa 10, antes vestida por Guilherme.

Segundo a atual numeração fixa do Corinthians, além da 10, apenas a 8, 16, 24, 25, 32, 35 e 39 estão desocupadas entre a 1 e a 40