Topo

De descartado a campeão: Carille cumpre palavra e se livra de rótulos

08/05/2017 11h00

Fabio Carille não era a primeira opção do Corinthians para ser o técnico da equipe neste ano. Nem a segunda, a terceira... Na verdade, ele foi o único nome descartado pelo presidente Roberto de Andrade após o anúncio da demissão de Oswaldo de Oliveira, em 15 de dezembro de 2016. Porém, uma semana depois, acumulando sondagens e recusas, a diretoria alvinegra decidiu efetivar o ex-auxiliar.

Em uma entrevista coletiva convocada às pressas, no Parque São Jorge, Carille sentou-se entre Alessandro Nunes, gerente de futebol, e Flávio Adauto, diretor do departamento. O treinador deveria ser o astro do dia, mas mais ouviu do que falou. Depois de os cartolas explicarem o fracasso na negociação com o colombiano Reinaldo Rueda, admitirem decisões equivocadas e comentarem sobre reforços, foi a vez do técnico falar:

- O torcedor do Corinthians pode esperar uma equipe muito organizada e com muita entrega. As linhas serão muito organizadas e a equipe compacta.

Bastaram poucos jogos para Carille provar que era um homem de palavra. Mas foi necessário bem mais para ele se livrar de alguns rótulos.

O afastamento de Cristian acabou com os argumentos de que ele não conseguiria "bater de frente" com os medalhões do elenco. A desistência do esquema 4-1-4-1 mostrou que ele não era apenas uma cópia mal acabada de Tite, seu mentor. A vitória por 3 a 0, fora de casa, na primeira final do Paulistão contra a Ponte Preta, deu a certeza de que era injusto chamá-lo de retranqueiro.

Houve também quem dissesse que ele não duraria muito no cargo. Talvez Carille tenha até acreditado e por isso tratou de garantir um título logo na primeira competição disputada, menos de cinco meses após a estreia.

A conquista do Paulistão-2017 acaba com uma hegemonia de mais de onze anos de Tite e Mano Menezes, que haviam levantado as últimas nove taças do clube. Quem sabe uma nova era não esteja começando...