De descartado a campeão: Carille cumpre palavra e se livra de rótulos

Fabio Carille não era a primeira opção do Corinthians para ser o técnico da equipe neste ano. Nem a segunda, a terceira... Na verdade, ele foi o único nome descartado pelo presidente Roberto de Andrade após o anúncio da demissão de Oswaldo de Oliveira, em 15 de dezembro de 2016. Porém, uma semana depois, acumulando sondagens e recusas, a diretoria alvinegra decidiu efetivar o ex-auxiliar.

Em uma entrevista coletiva convocada às pressas, no Parque São Jorge, Carille sentou-se entre Alessandro Nunes, gerente de futebol, e Flávio Adauto, diretor do departamento. O treinador deveria ser o astro do dia, mas mais ouviu do que falou. Depois de os cartolas explicarem o fracasso na negociação com o colombiano Reinaldo Rueda, admitirem decisões equivocadas e comentarem sobre reforços, foi a vez do técnico falar:

- O torcedor do Corinthians pode esperar uma equipe muito organizada e com muita entrega. As linhas serão muito organizadas e a equipe compacta.

Bastaram poucos jogos para Carille provar que era um homem de palavra. Mas foi necessário bem mais para ele se livrar de alguns rótulos.

O afastamento de Cristian acabou com os argumentos de que ele não conseguiria "bater de frente" com os medalhões do elenco. A desistência do esquema 4-1-4-1 mostrou que ele não era apenas uma cópia mal acabada de Tite, seu mentor. A vitória por 3 a 0, fora de casa, na primeira final do Paulistão contra a Ponte Preta, deu a certeza de que era injusto chamá-lo de retranqueiro.

Houve também quem dissesse que ele não duraria muito no cargo. Talvez Carille tenha até acreditado e por isso tratou de garantir um título logo na primeira competição disputada, menos de cinco meses após a estreia.

A conquista do Paulistão-2017 acaba com uma hegemonia de mais de onze anos de Tite e Mano Menezes, que haviam levantado as últimas nove taças do clube. Quem sabe uma nova era não esteja começando...

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos