Topo

Monaco tenta acabar com a invencibilidade da Juventus em Turim

Equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira - REUTERS/Jean-Paul Pelissier
Equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira Imagem: REUTERS/Jean-Paul Pelissier

08/05/2017 17h35

Nesta terça-feira, o Monaco tenta conseguir algo que nenhuma equipe conseguiu desde o dia 23 de agosto de 2015: vencer a Juventus em Turim. Após perder em casa por 2 a 0, a equipe do Principado precisará apostar em seu poderoso ataque para chegar à grande final da Liga dos Campeões.

A última derrota da Velha Senhora em seus domínios foi para a Udinese, em um placar apertado de 1 a 0, em duelo válido pelo Campeonato Italiano. Se pensarmos em competições da Uefa, a Juve já chega aos 22 jogos sem perder (13 vitórias e 9 empates).

O Monaco, porém, deposita suas esperanças no jovem Kylian Mbappé e no experiente Radamel Falcao. Isso porque os atuais líderes do Campeonato Francês já marcaram 149 gols na temporada, somando todas as competições. Só na Liga dos Campeões foram 28.

Para a partida, os comandados de Massimiliano Allegri terão Khedira, suspenso no primeiro jogo, de volta. Já o time de Leonardo Jardim tem Mendy e Carrillo, lesionados, como dúvida.

JUVENTUS QUER GANHAR EM CASA

A vantagem pode ser boa, mas a Juventus vai para o duelo com a mentalidade de alguém que quer garantir a classificação para a final sem sustos. Quem garantiu isso foi o técnico Massimiliano Allegri e o goleiro Gianluigi Buffon, em entrevista antes do embate.

"O Monaco não tem nada a perder. Eles podem jogar com liberdade e criar problema, porque tem jogadores com muito talento, especialmente na frente. Precisaremos ser perigosos e tentar ganhar em casa. Precisamos jogar ainda melhor do que fizemos em Monaco, porque cometemos alguns erros lá. O resultado do primeiro jogo não conta muito, porque ainda temos 90 minutos entre nós e Cardiff", disse Allegri em coletiva.

"Por volta dos 30 minutos do jogo deles contra o Manchester City fora de casa, mandei uma mensagem para um dos nossos diretores falando: "Eles podem chegar até a final; são muito fortes!" Isso mostra o quanto de respeito temos por eles. Eles jogam de forma positiva, com energia, são físicos e têm jogadores de muita qualidade e experiência. Sabemos que se quisermos ter outra chance de sermos campeões da Liga, precisamos passar por um obstáculo que será, ao menos, perigoso como o Barcelona nos termos futebolísticos", comentou Buffon em entrevista ao site oficial da Uefa.

O goleiro, inclusive, é um dos grandes responsáveis pela Juve ter a melhor defesa da Liga dos Campeões. Isso porque, nos 11 jogos, os italianos sofreram apenas dois gols. Outra boa estatística é que uma equipe nunca reverteu uma vantagem de 2 a 0 em semifinais da Champions.

MONACO ESPERA SURPREENDER

Entre as equipes na semifinal, o Monaco é a quarta força. Porém, com o melhor ataque da Europa, os líderes do Campeonato Francês ainda sonham em vencer a poderosa Juventus. Jogando bem em casa, o time de Leonardo Jardim pecou nas finalizações e saiu em desvantagem.

"Precisamos atacar com nossas mentes livres de pensamentos ruins. No primeiro jogo tivemos o mesmo número de chutes ao gol que a Juve, mas eles foram mais clínicos. Obviamente eles são mais maduros do que nós, mas nós perdemos porque não aproveitamos nossas chances."

"Nós queremos manter nosso sonho vivo. O objetivo é e sempre foi chegar à final. Precisaremos jogar da melhor forma possível. Estou muito orgulhoso de meus jogadores e o que eles fizeram até aqui, independente do resultado desse confronto."

Quem também falou sobre suas expectativas para o jogo foi o lateral-direito Djibril Sidibé. Para ele, apesar da boa vantagem, o Monaco ainda tem chances de avançar para a grande decisão da competição europeia. Ele, que tem 24 anos, ainda comentou sobre a média baixa de idade dos jogadores do time do Principado.

"Tivemos uma boa temporada até agora e daremos nosso melhor para vencer. Estamos decepcionados com o resultado do primeiro jogo, mas continuamos cheios de entisiasmo. Temos muitos jogadores jovens, mas talentosos. O objetivo principal é terminar o jogo sem arrependimentos", disse.

FICHA TÉCNICA:
JUVENTUS X MONACO

DATA/HORA: 09/05/2017, às 15h45 (de Brasília)
LOCAL: Juventus Stadium, Turim (ITA)
ÁRBITRO: Björn Kuipers (HOL)

JUVENTUS: Buffon; Barzagli, Bonucci, Chiellini, Alex Sandro; Pjanic, Khedira; Dani Alves, Dybala, Mandzukic; Higuaín. Técnico: Massimiliano Allegri.

MONACO: Subasic; Mendy, Jemerson, Glik, Sidibé; Bernardo Silva, Fabinho, Bakayoko, Lemar; Mbappé, Falcao. Técnico: Leonardo Jardim.