Topo

Brasil dobra número de atletas para o Mundial de esportes aquáticos

10/05/2017 13h52

Segundo a Folha de S. Paulo, a Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA) enviará o dobro de atletas para o Mundial de Budapeste, Hungria, que acontece em junho. A previsão inicial era que que apenas oito nadadores iriam para a competição. Porém, o comando técnico da CBDA, apoós o Troféu Maria Lenk, achou viável, mandar 16.

O aumento na equipe brasileira abriu vaga para o campeão olímpico, Cesar Cielo, que disputará os 50m livre e o revezamento 4x100m livre.? O time nacional será convocado nesta quinta-feira, após reunião do coordenador geral da CBDA, Ricardo Prado, com os técnicos Alberto Pinto da Silva e Fernando Vanzella, além do coordenador de natação, Rômulo Noronha.

O Comitê Olímpico Brasileiro, que auxiliou a entidade a realizar o Troféu Maria Lenk (cobrindo mais de R$ 100 mil em custos), também ajudará nos gastos para enviar os nadadores para o Mundial.

Em novembro do ano passado, o ex-presidente Coaracy Nunes estabeleceu o limite de oito atletas, selecionados por seu índices em provas olímpicas e seletivas nacionais. A medida surgiu porque a CBDA perdeu o patrocínio do Bradesco, assim como uma redução de 70% de seu contrato com os Correios.

Além da mudança no número de esportistas, a entidade deve convocar Nicholas Santos, de 37 anos, para disputar os 50m borboleta, uma prova não-olímpica. A CBDA vê o veterano com grandes chances de pódio e, por isso, pode abrir uma exceção. A inscrição de revezamentos também não estavam, a princípio, nos planos da entidade. Antes do Troféu Maria Lenk, a organização já cogitava aumentar o número de convocados.

Confira os possíveis nomes para o Mundial de Budapeste:

Brandonn Almeida (400m medley)

Bruno Fratus (50m livre)

Cesar Cielo (50m livre)

Etiene Medeiros (50m livre)

Felipe Lima (100 m peito)

Gabriel Santos (100m livre)

Guilherme Costa (1.500m livre)

Guilherme Guido (100m costas)

Henrique Martins (100m borboleta)

Joanna Maranhão (400m medley)

João Gomes Júnior (100m peito)

Leonardo de Deus (200m borboleta)

Manuella Lyrio (200m livre)

Marcelo Chierighini (100m livre)

Thiago Simon (200m peito)

Vinicius Lanza (100 m borboleta)?

Revezamento (4x100 m livre): Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Bruno Fratus, Cesar Cielo