Da tradição à modernidade: Arena Corinthians faz três anos e abre tour

Após três anos de espera e cobranças de torcedores, o Corinthians inaugurou nesta quarta-feira o projeto "Casa do Povo", que é o nome oficial do tour guiado às dependências da Arena Corinthians. Justamente nesta quarta-feira (10), o clube comemora três anos da inauguração do estádio que já recebeu cem partidas, com 69 vitórias, 24 empates e sete derrotas.

O LANCE! acompanhou um dos primeiros grupos de visitação nesta quarta - que contou até com uma família de peruanos - e realizou o tour que é grande aposta da Arena Corinthians para alavancar receitas nos próximos anos.

A visita começa no lounge do Portão A do prédio Oeste do estádio, onde acontece um desafio de habilidades em um campinho sintético, além da chance de jogar videogame e tirar fotos com as estátuas dos ídolos Sócrates e Basílio.

A visita monitorada segue no estacionamento, onde há um muro que conta partes da história do Corinthians, e em seguida no átrio, museu, business lounge (uma espécie de centro de convenções do estádio), camarote de festas, sala de imprensa, sala de aquecimento, vestiário e gramado. Um detalhe importante das visitas são os guias, que valorizam em suas falas muito mais aspectos emocionais do que técnicos, como arquitetura ou outros detalhes.

Aspectos emocionais e técnicos até se misturam, como no momento em que um dos guias pede para o grupo de cerca de 30 torcedores gritar "Vai Corinthians" para testar a acústica do estádio. E dá até eco! No caminho para o vestiário, há sons de narrações de gols épicos da história do Corinthians e imagens de torcedores que ajudam a criar o clima antes da entrada no local onde os jogadores se preparam para os jogos.

Depois da passagem pelos vestiários em que até os rivais são aplaudidos sob a argumentação de que "ajudaram a construir nossa história", há o momento para foto oficial na sala de entrevistas coletivas e em seguida a passagem para o campo, o momento mais aguardado pelos visitantes. No caminho, os guias mostram até injúrias cometidas na estrutura do estádio, como uma porta amassada por um jogador revoltado do Avaí em 2015 e as marcas da chuteira de Gabriel após a expulsão no Paulistão. Até os problemas viram atração. E das boas.

Em seguida, são liberadas fotos na parte anterior ao gramado, que não pode ser prejudicado, e o passeio termina no lounge, exatamente onde começou, quando os visitantes podem comprar fotos do tour e guardar eternamente as lembranças da casa do Corinthians. É uma hora de puro corintianismo.

Serviço

O tour da Arena Corinthians é realizado toda semana, entre quarta-feira e domingo, exceto em dias de jogos do Timão, entre 9h e 16h45. Os ingressos custam R$ 40 durante a semana e R$ 60 aos fins de semana, com desconto de 20% para todos os sócios-torcedores adimplentes. Estudantes, idosos e crianças de 3 a 12 anos têm direito à meia-entrada, e menores de três anos não pagam ingresso. O site do tour da Arena é este aqui.

O tour da Arena Corinthians é comandado pela empresa Futebol Experience (FXP), que trabalha com essa área desde 2006. A ideia é explorar o estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014 como ponto turístico da cidade de São Paulo, inspirado em modelos como o "Camp Nou Experience", do Barcelona.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos