Topo

Pela sexta vez, Fifa adia decisão sobre reconhecimento da Palestina

11/05/2017 12h15

Reunido nesta quinta-feira, o 67º Congresso da Fifa adiou novamente a decisão sobre o pedido de reconhecimento oficial da Federação de Futebol da Palestina. A reunião foi em Manana, capital do Bahrein.

O presidente da federação palestina, Jibril Rajoub, fez uma petição lembrando que a decisão já foi adiada outras cinco vezes. Porém, o congresso aprovou uma resolulção para que a solicitação seja decidida apenas em março de 2018. Esta data foi marcada para que o mediador da entidade máxima do futebol no conflito entre Palestina e Israel, o sul-africano Tokyo Sexwale, consiga terminar um relatório sobre o caso.

O Congresso da Fifa também aprovou o fim de uma suspensão que impedia o Iraque de receber amistosos.

GUATEMALA E KUWAIT SUSPENSOS

O Congresso também confirmou as suspensões das Federações de Guatemala e do Kuwait. Os primeiros estão afastados desde o dia 28 de outubro do ano passado. Isso porque a Assembleia da Federação Nacional de Futbeol não confirmou a continuidade de um Comitê de Regularizações proposto pela Fifa.

Esta proposta surgiu após a diretoria da entidade estar envolvida no escândalo de corrupção exposto pelo FBI em 2015. Para sair da suspensão, o Congresso da Guatemala precisa aprovar as reformas no estatuto da federação. Elas incluem a proibição da reeleição indefinida em sua presidência, maior participação feminina na direção esportiva e a criação de um órgão eleitoral e de ética.

Além disso, o Conselho votou para manter a suspensão para a Federação do Kuwait (197 votos a favor e oito contra) até que assuma as mudanças na lei do esporte do país propostos pela Fifa.