Topo

Brasileiros do Leganés analisam temporada no Espanhol: 'Muito boa'

13/05/2017 11h22

O Campeonato Espanhol conta com vários brasileiros conhecidos do grande público. Porém, nomes menos badalados, como Luciano e Gabriel, têm mostrado regularidade e bom futebol para ajudar o estreante Leganés nesta temporada da competição.

A torcida corintiana se recorda de Luciano. Entre 2014 e 2016, o atacante anotou 24 gols pelo Alvinegro e conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 2015. Já Gabriel está na Europa desde 2011, quando foi contratado para as categorias de base da Juventus após ser revelado pelo Resende. Na Itália, o meia também passou por Pro Vercelli, Spezia, Pescara e Livorno até chegar ao Leganés, há uma temporada.

- Quando cheguei ao clube, sabia que nossa luta seria pela permanência na primeira divisão. Encontrei no Leganés um elenco totalmente fechado e muito focado, e isso foi essencial para essa campanha. Tivemos alguns jogos muito bons contra os grandes, nos quais demos trabalho, e isso levantou nosso moral para as partidas contras os demais clubes - analisou o camisa 20.

Artilheiro da equipe com cinco gols, o meia Gabriel avalia bem a temporada da equipe.

- A campanha do Leganés está sendo muito boa. É muito difícil para um time pequeno subir pela primeira vez à elite da Espanha e se manter. Basta comparar com o retrospecto de outros clubes que subiram. É complicado, mas estamos conseguindo. Falta pouco. A campanha é muito boa - afirmou.

Em sua temporada de estreia na Europa, Luciano acredita que seu futebol evoluiu por conta do estilo de jogo praticado na Espanha.

- Aqui no Campeonato Espanhol há muita qualidade em todos os times. Não há equipe fraca. Então, em todas as partidas, a gente precisava se "dobrar" para vencer. Se comparar com o futebol brasileiro, jogar na Espanha é muito bom. Aqui não prevalece a força, então nós, atacantes, temos mais espaço para tentar uma jogada individual ou até mesmo para fazer o pivô. Essa temporada fez muito bem para o meu futebol e me sinto mais completo - disse o brasileiro, autor de quatro gols e uma assistência.

Gabriel já defende o Leganés desde 2015/2016, quando ajudou o clube a conquistar o acesso à elite. Naquela temporada, o camisa 8 balançou as redes em oitos oportunidades.

- Eu acho que essa temporada está sendo muito importante pra mim, mas no ano passado também joguei muito bem, porém, como era na segunda divisão, era menos visível. Então esse ano, na primeira divisão, tem um peso maior, por eu também ter feito gols bonitos e importantes, então acho que o peso é maior - falou o meia, que fez gols diante de Sevilla, Real Madrid e Barcelona.

Faltando apenas duas rodadas para o fim do Espanhol, o Leganés detém o 16º lugar, com 33 pontos. O Sporting Gijón, primeiro time na zona de rebaixamento, soma 27. Um simples empate diante do Athletic Bilbao, no fim de semana, fará a equipe dos brasileiros se manter na elite nacional sem depender de outros resultados. Equipes se enfrentam neste domingo, às 15h (de Brasília), no Estádio San Mamés.