Retrospecto e juventude: Jair começa seu primeiro Brasileirão no Botafogo

No ano passado, ele assumiu a responsabilidade no meio da competição. Com um excelente aproveitamento (65%), Jair Ventura comandou o Botafogo para a Libertadores por meio do Brasileirão E agora, no próximo domingo, o técnico alvinegro iniciará, pela primeira vez, um trabalho desde o começo do torneio. E com grande expectativas e responsabilidades, sem nenhuma dúvida.

Primeiro porque o comandante alvinegro - com 38 anos - é o técnico mais jovem do torneio. Roger Machado, que vem logo em seguida, é quatro anos mais velho (42). E a idade se contrapõe com os seus números: em 20 jogos em que esteve no comando do Botafogo no Brasileirão passado, o técnico venceu 12 deles, com três empates e cinco derrotas na sequência da Libertadores.

O aproveitamento é de 65%, que costuma se aproximar dos números das equipes que terminam campeões na competição. E a pressão - depois de um grande ano em 2016 - segue ainda maior. Mas nada que assuste o técnico.

- Fico feliz de iniciar meu primeiro Brasileirão. Sou o mais jovem. É um grande clube, em um grande campeonato, que é o mais equilibrado. Quando o presidente me fez o convite para assumir, ali começou a pressão. E ela vai até o final da minha carreira. Tratar cada jogo como uma final - enaltece o técnico.

DEPOIS DE 12 DIAS, BOTAFOGO VOLTARÁ A ENTRAR EM CAMPO:

Desde a partida diante do Barcelona, na Libertadores (dia 2), que o Botafogo não entra em campo por competições oficiais. Quase duas semanas depois, o Alvinegro volta e logo de cara tem a estreia no Brasileirão. O técnico lembrou os altos e baixos de ter um calendário livre e comparou com o caso vivido por um dos rivais nacionais na competição: o São Paulo do técnico Rogério Ceni.

- Eu sei o que eu quero. Seria o ideal jogar semana a semana. Mesmo nesse ritmo, não recuperamos todos. Algumas ausências são normais, e é o que vai acontecer domingo. O próprio Ceni ficou vários dias sem jogo e, quando fez um jogo-treino, perdeu dois atletas. É difícil e temos que buscar o equilíbrio - disse.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos