Santa Cruz se classifica para Pré-Nordestão e aguarda adversário

Pelo novo regulamento da Copa do Nordeste, ainda este ano será disputada uma etapa pré-competição que determina os participantes da edição de 2018. Após garantir o terceiro lugar do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz é um dos participantes do novo modelo definido pela Liga do Nordeste e pela CBF.

Anteriormente com 20 inscritos, o torneio passa a ter apenas 16 equipes. Dessa forma, será organizado um mata-mata entre oito times para que os melhores se juntem aos campeões estaduais de 2017 e aos vices pernambucanos, Ceará e Bahia.

A intenção da CBF era que as partidas fossem realizadas nos dias 24 e 31 de maio, mas os duelos só devem começar na segunda semana de julho, já que o Estatuto do Torcedor garante que uma disputa de um campeonato deste nível só pode ser realizada 60 dias após a divulgação de seu regulamento. Entrevista à Rádio Jornal, o vice-presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, falou sobre as mudanças.

- Nada ainda está definido. Temos o estado do Maranhão, que está numa pendência jurídica e ainda não teve seu campeonato finalizado. Sobre a fórmula de disputa, seriam 4 jogos entre essas oito equipes, e o Santa Cruz junto com os demais grandes clubes propôs um cruzamento olímpico: com o time de melhor ranking enfrentando o de pior ranking, e assim por diante.

Ao mencionar a ideia que foi tratada com o presidente coral Alírio, Constantino confirmou que uma posição definitiva dos times pernambucanos só será dada após a final da atual edição da Copa do Nordeste, disputada entre Sport e Bahia.

- Em todas as reuniões, as posições firmadas por Náutico, Sport e Santa Cruz eram de caráter coletivo. Ficamos de aguardar o término da edição deste ano, pois tem um clube do nosso estado envolvido na final. Até porque qualquer decisão tomada poderia gerar um mal estar nestes dois jogos finais. Devemos ter tranquilidade e o maior cuidado possível para tomar a melhor decisão - concluiu o vice-presidente coral.

Veja lista dos clubes já classificados para o Pré-Nordestão 2018:

Alagoas: CSA

Bahia: Fluminense de Feira

Maranhão: a definir

Paraíba: Treze

Pernambuco: Santa Cruz

Piauí: vice-campeão na disputa entre Altos e Parnahyba

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos