Topo

Feito histórico! Milésimo gol de Romário completa 10 anos

20/05/2017 07h00

Há dez anos um pênalti convertido por um dos maiores jogadores de todos os tempos ficou eternizado na história do futebol mundial. No dia 20 de maio de 2007, Romário fazia o seu milésimo gol ao vencer o goleiro Magrão em penalidade no jogo contra o Sport, vencido pelo Vasco por 3 a 1, em São Januário, pelo Brasileirão. O feito alcançado aos 41 anos foi a cereja do bolo da gloriosa carreira do Baixinho, que pendurou as chuteiras 11 meses depois.

Romário chegou ao jogo contra o time pernambucano com 999 gols. O milésimo teimava em não sair. O atacante passou três partidas em branco faltando apenas um para alcançar a marca. O sonho do eterno camisa 11 era anotá-lo no Maracanã, mas como obra do destino, o palco ficou para São Januário, casa vascaína que foi cenário de diversas glórias e fatos históricos.

A expectativa era grande na Colina História. Todos queriam ver o esperado gol de Romário. Ainda no primeiro tempo do jogo, o Baixinho teve grande oportunidade completando cruzamento na área, mas um zagueiro do Sport tirou em cima da linha. Logo depois, ele foi acionado mais uma vez na região do campo onde era rei, mas foi travado novamente pela zaga. O tempo foi passando e a angústia aumentando.

No entanto, valeu a espera. Foi do jeito que Romário queria, de pênalti, assim como Pelé, para que todos pudessem ficar de olho no lance que ficaria marcado para sempre. No primeiro minuto do segundo tempo, o lateral-direito Thiago Maciel avançou em velocidade pela direita, recebeu passe de Abedi em profundidade e cruzou para a área procurando o atacante, mas a bola parou no braço do zagueiro Durval: pênalti marcado.

As atenções dos presentes e amantes do futebol espalhados pelo mundo se voltaram para o lance. Fotógrafos, câmeras e repórteres correram para trás da baliza em que seria realizada a cobrança. Com a frieza de artilheiro de sempre, Romário bateu com categoria no canto esquerdo de Magrão, que caiu para o outro lado. Momento histórico!

A comemoração foi uma verdadeira festa que paralisou a partida por 16 minutos. Lembrou a dele Pelé quando marcou o seu milésimo no Maracanã. Romário foi buscar a bola na rede e a beijou, sendo abraçado pelos companheiros. Depois, ele foi cercado por jornalistas e câmeras, e muito emocionado deu entrevistas. Ele beijou a mãe, abraçou os filhos e familiares, deu volta olímpica... Tudo digno do seu grande feito.

Eternizado com estátua na Colina

Por conta da marca, Romário recebeu uma grande homenagem do Vasco. O Baixinho foi eternizando em São Januário com uma estátua inaugurada no dia 18 de agosto de 2007. Ela está situada atrás da baliza em que o atacante marcou o seu milésimo gol contra o Sport.

O atacante se emocionou muito na cerimônia de inauguração do seu monumento. O evento contou com crianças da categoria de base do Vasco e o presidente Eurico Miranda, que enalteceu a história do Baixinho. Abraçado à mãe e aos seus filhos, Romário chorou ao agradecer a homenagem.

- A emoção tomou conta. É uma honra, um orgulho muito grande ficar eternamente num lugar que eu sempre gostei: o campo de futebol - disse Romário na cerimônia.

Na ocasião, Eurico Miranda também anunciou que a camisa 11 do Baixinho estava aposentada. Porém, ela voltou a ser usada na gestão de Roberto Dinamite e continua até hoje.

Confira a reta final da busca de Romário pelo milésimo:

Projeto 1.000 gols

Romário retornou ao Vasco em 2007 faltando 13 gols para alcançar a marca. No entanto, em sua reestreia o Cruz-Maltino perdeu por 2 a 1 para o América-RJ e o atacante passou em branco.

Artilheiro de volta

No jogo seguinte o atacante mostrou seu faro de gol. Ele entrou no decorrer do segundo tempo e balançou a rede três vezes em goleada de 6 a 1 sobre o Volta Redonda.

Mais dois do Baixinho

Após passar em branco contra o Fluminense e Flamengo, ainda pela Taça Guanabara daquele ano, Romário voltou a marcar contra o Fast, pela Copa do Brasil. O camisa 11 vascaíno deixou dois na goleada de 6 a 0 do Vasco.

Milésimo mais perto

Na estreia da Taça Rio, ele anotou três vezes no triunfo do Cruz-Maltino contra o Madureira por 4 a 1. No duelo seguinte, o atacante também fez três contra o Boavista, em vitória por 6 a 1.

Quase o Fla foi a vítima

Com 998 gols, Romário anotou um em vitória por 3 a 0 contra o Flamengo e por pouco não fez o gol mil. Após tabelar com Conca, o atacante recebeu dentro da área e bateu firme para o gol. Porém, o goleiro Bruno fez grande defesa com a ponta do pé direito, jogando para escanteio.

Via-crúcis faltando um gol

Faltando apenas um gol para alcançar o grande feito, Romário passou três jogos em branco: dois contra o Botafogo, pelo segundo turno do Carioca, e um diante do Gama, pela Copa do Brasil. Assim, a marca ficou para o Brasileirão, contra o Sport.