Topo

No adeus de Lahm e Alosno, Bayern encerra temporada com goleada

20/05/2017 12h52

O dia foi mais que especial para o Bayern de Munique. No jogo que marcou a despedida de Phillip Lahm e Xabi Alonso com a camisa da equipe bávara, o time ainda encerrou a temporada com a vitória por 4 a 1 sobre o Freiburg, coroando a festa para mais um título do Campeonato Alemão.

Na lotada Allianz Arena, em Munique, o Bayern contou com os gols de Robben, Vidal, Ribéry e Kimmich para terminar a última rodada no topo da tabela, isolado com 82 pontos. O time comandado por Carlo Ancelotti fez um trabalho impecável, terminando a temporada com 34 jogos, 24 vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. Por outro lado, o Freiburg, que descontou com Petersen, desperdiçou a chance de garantir uma vaga na próxima edição da Liga Europa, encerrando sua campanha na sétima colocação, com 48 pontos.

Na tabela, o RB Leipzg terminou na vice liderança, com 67 pontos. O Borussia Dortmund foi o terceiro, com 64 e o Hoffenheim terminou em quarto, assegurando uma vaga nos playoffs da próxima edição da Liga dos Campeões. Os rebaixados foram Darmstadt, Ingolstadt e Wolfsburg.

DESPEDIDAS E HOMENAGENS

Antes de a bola rolar, homenagens a Phillip Lahm e Xabi Alonso, que anunciaram suas aposentadorias ao término desta temporada. Além deles, o Bayern fez questão de homenagear outros grandes atletas de sua história. O ex-lateral Jorginho, que hoje é treinador de futebol, esteve na Allianz Arena e foi chamado para a cerimônia no gramado junto a outros ex-atletas.

Lothar Matthäus, Ballack, Oliver Kahn e Luca Toni também apareceram entre os homenageados, enquanto um grande mosaico foi apresentado nas arquibancadas do estádio. O goleiro Tom Starke, de 36 anos, foi outro que fez sua última partida com a camisa do Bayern.

O JOGO

No primeiro tempo, o Bayern de Munique precisou de apenas três minutos para abrir o placar. Xabi Alonso fez grande lançamento para Robben, que, ao seu estilo, dominou pelo lado direito do campo e cortou para dentro da área, acertando bela finalização de canhota. A bola ainda desviou na defesa, antes de morrer no cantinho direito do gol de Schwolow.

Lewandowski ainda teve a chance de ampliar duas vezes, mas os lances foram anuladas pela arbitragem. Em resposta, O Frieburg conseguiu equilibrar e levar perigo no fim do primeiro tempo, no entanto, o time visitante parou em duas grandes defesas de Starke.

Na volta para o segundo tempo, um atraso inusitado. O show da cantora Anastacia, durante o intervalo, levou mais tempo do que o planejado e acabou atrasando a desmontagem do palco.

Enfim, com a bola rolando, o segundo tempo foi ainda mais movimentado. O Bayern iniciou com tudo, tendo um gol de Müller, anulado por conta de impedimento, e uma bola no travessão, assustando o time visitante. Aos 28 minutos, no entanto, não houve erro. Robben puxou para a canhota, buscando espaço para o chute, mas preferiu o passe para Vidal. Na meia-lua, o volante chileno bateu colocado, de chapa, para fazer o segundo do Bayern.

Na sequência, Petersen descontou para o Frieburg, mas o time de Christian Streich não teve forças para buscar a vitória, único resultado que lhe interessava para assegurara a vaga na Liga Europa. A equipe vistante ainda viu mais dois gols dos Bayern, anotados por Ribéry e Kimmich.

Já no fim da partida, Xabi Alonso deixou o gramado extremamente aplaudido. O espanhol recebeu um abraço caloroso do técnico Carlo Ancelotti, bastante emocionado. Lahm, oito vezes campeão da Bundesliga, também deixou o gramado antes do apito final para receber todos os aplausos e colocar fim à sua história gloriosa com o Bayern.

Ao término do confronto, festa e cerveja para celebrar o título alemão do Bayern de Munique diante de sua torcida na Allianz Arena.

VITÓRIA DE VIRADA NO SIGNAL IDUNA PARK E NOVO DONO DA ARTILHARIA

O Borussia Dortmund se despediu de seu torcedor com uma grande partida. Atuando em casa, os aurinegros saíram atrás no marcador, mas conseguiram a virada por 4 a 3. Reus, Aubameyang anotaram duas vezes cada um e garantiram que a equipe de Dortmund terminasse na terceira colocação, com 64 pontos, e com a vaga direta na próxima edição da Liga dos Campeões.

Com os dois gols, Aubameyang ultrapassou Lewandowski e chegou a 31 na temporada. O gabonês ultrapassou o rival do Bayern de Munique, que terminou o Alemão com 30 gols.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA:

Bayern de Munique 4 x 1 Freiburg

Borussia Dortmund 4 x 3 Werder Bremen

Borussia Mönchengladbach 2 x 2 Darmstadt

Hertha Berlim 2 x 6 Bayer Leverkusen

Colônia 2 x 0 Mainz

Hamburgo 2 x 1 Wolfsburg

Ingolstadt 1 x 1 Schalke 04

Hoffenheim 0 x 0 Augsburg

Eintracht Frankfurt 2 x 2 RB Leipzig