Topo

Conar suspende veiculação de campanha do Flamengo por incitação à violência

Torcedores seguram corações em trecho de propaganda suspensa pelo Conar - Reprodução
Torcedores seguram corações em trecho de propaganda suspensa pelo Conar Imagem: Reprodução

22/05/2017 20h23

Em março deste ano, o Flamengo, em parceria com a NBS, lançou um comercial para atrair sócios-torcedores para o clube. Entretanto a campanha foi agora suspensa pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por incitação à violência.

O comercial destacava a frase "Isso aqui é Flamengo" e tinha o objetivo de mostrar o amor dos torcedores pelo time por meio de imagens. Em uma delas, mãos seguravam corações que escorriam sangue. Em outra, um torcedor se banhava em tinta vermelha, por conta da cor principal do escudo do clube.

No fim do vídeo de 81 segundos, em alusão ao título mundial conquistado pela equipe carioca em 1981, a frase destacada acima aparecia queimando ao fogo de uma tocha erguida por um torcedor.

Durante o lançamento, pessoas debateram nas redes sociais se o comercial estimulava a violência. A campanha foi criticada até por alguns torcedores do clube, que diziam que a propaganda soou de forma agressiva e que era negativa para o Flamengo.

Por conta da tamanha proporção, membros do Conselho de Ética do Conar realizaram uma reunião para que a campanha fosse analisada e decidiram proibir a veiculação do comercial. O vídeo não pode mais ser encontrado no canal da agência no YouTube, mas ainda é acessível em outros links.