Em mais uma final, David Luiz tenta encerrar temporada com outro título

Vivendo uma das melhores temporadas de sua carreira, com a conquista do Campeonato Inglês e a volta à Seleção Brasileira após mais de um ano sem ser convocado, o zagueiro David Luiz tem a chance de prolongar ainda mais a boa fase. Isso porque, neste sábado, o Chelsea joga a final da Copa da Inglaterra contra o Arsenal, no Estádio de Wembley, em Londres (ING), e conta com mais uma boa atuação do brasileiro para superar seu maior rival.

Em caso de vitória dos Blues, o defensor chegará a 18 títulos europeus na carreira, e se tornará o quinto brasileiro com mais conquistas em campeonatos do velho continente. O zagueiro foi campeão nos três clubes em que atuou na Europa (Benfica, PSG e Chelsea), sempre desempenhando um importante papel em todos eles.

- (O Campeonato Inglês) Foi uma conquista épica, era tudo o que eu queria, mas agora temos mais uma batalha. Estou feliz por ter mais uma oportunidade de título. É um jogo contra um dos principais times do mundo. Tenho certeza que será um grande espetáculo - afirmou David Luiz.

Recentemente, o brasileiro atingiu 400 partidas em dez anos no continente europeu. Um fator determinante para chegar a essa marca é a disciplina defensiva do brasileiro, que nunca foi expulso atuando por equipes europeias. Além disso, o número de cartões amarelos também é baixo para um defensor: 100 advertências em 400 partidas, com média de um cartão a cada quatro jogos.

Baixa média de gols sofridos

Outro dado que chama a atenção é a média de gols sofridos pelas equipes do defensor durante esse período: foram 353 nos 400 jogos em que ele esteve em campo, com média de 0,88 por partida. Tais números demonstram a regularidade do zagueiro e sua importância no sistema defensivo.

Voltando a figurar na lista de convocados da Seleção Brasileira, ele também ostenta bons números com a camisa do Brasil, com 40 gols sofridos em 56 jogos, uma média de 0,7 por jogo.

Segundo melhor aproveitamento da carreira na Europa

Na atual temporada, David Luiz esteve presente em 37 compromissos do Chelsea, com 29 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, um aproveitamento de 80,1%. Essa é uma das melhores marcas na carreira do jogador no continente, atrás apenas dos 81% de aproveitamento, obtido na temporada 2015/16, quando estava no PSG.

Com essa segunda passagem pelo Chelsea, o zagueiro também entrou no Top 10 dos jogadores com mais partidas disputadas na Premier League, com 105 jogos - está na oitava posição do ranking.

Agora, seu objetivo é conquistar mais um título pelos Blues e aproveitar da melhor maneira possível essa nova chance na Seleção.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos