Topo

Borussia Dortmund luta contra jejum e Eintracht Frankfurt na final da Copa da Alemanha

26/05/2017 13h58

Borussia Dortmund e Eintracht Frankfurt encerram a temporada do futebol alemão neste sábado, quando decidem a Copa da Alemanha, às 14h15 (de Brasília) no Estádio Olímpico de Berlim. Finalista pela quarta temporada consecutiva, o favorito Dortmund precisa lutar contra seus demônios para levantar um caneco neste ano.

Apesar da presença constante nas decisões da Copa da Alemanha, o clube aurinegro vem de três derrotas seguidas em finais da competição: contra o Bayern de Munique (2014 e 2016) e Wolfsburg. A fome de títulos é um dos fatores para motivar a equipe aurinegra, principalmente após perder a Bundesliga para o Bayern e ser eliminado da Liga dos Campeões pelo Monaco.

A equipe do Borussia Dortmund também tem um importante fator emocional que os motiva a levar a Copa da Alemanha dessa vez: a presença do zagueiro espanhol Marc Bartra, único ferido no atentado ao ônibus do Dortmund em abril passado. O jogador se recuperou de fratura no braço e voltou aos gramados no último sábado, pela última rodada da Bundesliga, e ficou visivelmente emocionado em retornar ao campo.

Multicampeão, o Borussia é claramente o favorito para vencer a Copa neste sábado, mas subestimar o Eintracht Frankfurt não é uma boa ideia para os comandados de Thomas Tuchel. Basta retornar ao histórico do confronto dos times neste ano pelo campeonato alemão: apesar de vencer o Frankfurt por 3 a 1 no Signal Iduna Park, o Dortmund foi derrotado quando enfrentou o Eintracht fora de casa, por 2 a 1. Além disso, pesa o fato do Frankfurt não conquistar um título desde 1998, quando venceu a segunda divisão da Bundesliga. A promessa é de um jogo aberto e de uma final disputada.