Topo

Zé Ricardo completa um ano à frente do Flamengo. Relembre trajetória

26/05/2017 08h00

No dia 26 de maio do ano passado, o então vice-presidente de futebol do Flamengo, Flávio Godinho, anunciava, surpreendentemente, que o técnico do time sub-20, Zé Ricardo, assumiria o comando da equipe profissional. O novato entrava no lugar de Muricy Ramalho, que deixou o clube por causa de problemas de saúde.

A estreia dele aconteceu na vitória de 2 a 1 sobre a Ponte Preta, fora de casa, no Moiséis Lucarelli, em Campinas (SP). Era o início promissor do treinador, que caiu no gosto da diretoria, dos jogadores e também de boa parte da torcida. Com boa campanha no Brasileiro, ele foi efetivado no dia 14 de julho, após 11 jogos no comando do time.

Aos 46 anos, o treinador do Flamengo já acumula boa bagagem no clube. Neste período de um ano com o profissional, ele somou 40 vitórias, 18 empates e 11 derrotas, considerados apenas os jogos oficiais. Os resultados negativos mais lamentados foram justamente na Libertadores deste ano, da qual o Rubro-Negro foi eliminado.

Neste período à frente do Flamengo do time, Zé Ricardo conquistou um título: o Carioca, de maneira invicta. No Brasileiro do ano passado, o Flamengo ficou na terceira colocação. Na base, ele também levantou troféus, sendo a Copinha de 2016 o mais importante.

Humilde, Zé tem muita moral com a diretoria, mas é fato que esteve pressionado pela torcida após a eliminação na Libertadores. Ainda assim, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, garantiu a continuidade do trabalho do comandante.