Barcelona anuncia Ernesto Valverde para substituir Luis Enrique

O Barcelona anunciou nesta segunda-feira Ernesto Valverde, ex-Athletic Bilbao, como novo treinador. O comandante assinou por duas temporadas e chega ao Camp Nou para substituir Luis Enrique, que ficou três anos à frente da equipe catalã. A apresentação está marcada para a próxima quinta.

Valverde tem 53 anos e comandou o Athletic Bilbao nas últimas quatro temporadas, garantindo o time basco sempre em competições europeias. Ele já foi jogador do próprio Barcelona entre 1988 e 1990 e se encaixa na filosofia de toque de bola aplicada do Barça.

O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, apostou as qualidades do novo treinador em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

- Valverde tem capacidade, critério, conhecimento e experiência. É um amante do futebol base e tem um estilo como o do Barça. Tem capacidade de trabalho e é um apaixonado pelo uso da tecnologia nos treinos e partidas.

O novo comandante já vinha sendo especulado na imprensa espanhola desde que Luis Enrique anunciou que não ficaria para a próxima temporada. Nas últimas semanas, as conversas entre as partes avançaram, e sua saída do Athletic Bilbao já havia sido sacramentada.

Outro que estava cotado para assumir era Juan Carlos Unzué, auxiliar de Luis Enrique, que teve problemas com jogadores do Barcelona, em especial o brasileiro Neymar, e acabou acertando com o Celta de Vigo para o lugar de Eduardo Berizzo.

A expectativa da diretoria é que Valverde recoloque o Barcelona no topo do futebol europeu, depois de duas eliminações nas quartas de final da Liga dos Campeões (para Atlético de Madrid e Juventus). Nesta temporada, os catalães terminaram com o vice do Campeonato Espanhol e só faturou a Copa do Rei.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos