Melhor que CR7: Ceifador desenvolve estilo próprio para cobrar os pênaltis

  • Divulgação/Fluminense

Na hora de cobrar pênalti, Henrique Dourado é o cara a ser chamado. Com 16 penalidades convertidas em 17 oportunidades, o Ceifador tem aproveitamento superior ao de vários craques. Por exemplo, Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid conhecido - entre outras coisas - pelos vários gols de pênalti. Astro do Barcelona, Lionel Messi também fica atrás de Dourado neste quesito.

O estilo da cobrança - o atacante desacelera a corrida instantes antes de chegar à bola e aguarda a definição do goleiro - foi desenvolvido durante a carreira, mas o segredo do sucesso não é revelado pelo atual camisa 9 do Fluminense.

"Veio de mim mesmo. Comecei a treinar desta forma e conversando com os goleiros, acabei criando essa forma de bater", afirmou, antes de seguir:

"Último pênalti que perdi foi em 2014. É o trabalho. Procuro trabalhar bastante no dia a dia. Não posso contar (meu segredo), se não os goleiros vão me dificultar a cada dia. A gente procura trabalhar no treino como se fosse em um jogo. Eu trocaria os dois gols pelos três pontos, que infelizmente não vieram", completou Henrique Dourado, referindo-se aos dois gols marcados na derrota para o Vasco, por 3 a 2, em São Januário no último sábado, pelo Brasileirão.

O pé esquerdo do Ceifador só falhou uma vez na marca do cal. Atuando pelo Palmeiras, Henrique Dourado converteu o pênalti contra o Atlético-MG, mas o árbitro viu uma irregularidade e mandou voltar. A finalização foi para fora na segunda tentativa. Essa foi a única cobrança desperdiçada pelo atacante que o LANCE! encontrou, e também é a única que o próprio jogador se recorda.

Na quarta-feira, às 19h30 no Maracanã, Henrique Dourado terá a oportunidade de ser mais uma vez decisivo a favor do Fluminense. Após perder por 3 a 1 na ida, a equipe de Abel Braga precisa vencer o Grêmio por dois gols de diferença para avançar na Copa do Brasil. O confronto entre os tricolores vale vaga nas quartas de final do torneio e os ingressos já estão à venda.

APROVEITAMENTO*

Lionel Messi pelo Barcelona (13 temporadas):

62 pênaltis convertidos

18 pênaltis perdidos

Aproveitamento de 77,5%

Cristiano Ronaldo pelo Real Madrid (8 temporadas):

72 pênaltis convertidos

12 pênaltis perdidos

Aproveitamento de 85,7%

Cristiano Ronaldo pelo Manchester United (6 temporadas):

17 pênaltis convertidos

3 pênaltis perdidos

Aproveitamento de 85%

Henrique Dourado pelo Fluminense (2 temporadas):

7 pênaltis convertidos

0 pênalti perdido

Aproveitamento de 100%

Henrique Dourado pelo Palmeiras (1 temporada):

4 pênaltis convertidos

1 pênalti perdido

Aproveitamento de 80%

 

* Estão listados acima os aproveitamentos dos jogadores nos respectivos clubes onde cobraram três ou mais pênaltis. Não foram contabilizados as cobranças por seleções nacionais

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos