Topo

Rodrigo Caio só vai à Europa para ser titular: 'Quero jogar Copa do Mundo'

30/05/2017 16h07

Às vésperas da abertura de mais uma janela de transferências internacionais, Rodrigo Caio ressalta seu sonho de jogar na Europa. Mas o zagueiro, que tem a Inter de Milão como maior interessada em seu futebol, diz que só troca o São Paulo por um clube que não atrapalhe sua meta de ir à Copa do Mundo no ano que vem.

- Tenho sonho de jogar na Europa, mas meu sonho maior é disputar a Copa do Mundo. Nada é maior do que isso. Qualquer decisão minha será pensando em Copa do Mundo. Para ter chance, precisa estar jogando em alto nível e constantemente, como faço agora. Para sair do São Paulo, é para um lugar em que tenha certeza que vou jogar, mostrar meu potencial e condições de competir excelentes zagueiros que estão na Seleção. Não tomarei decisões precipitadas que podem comprometer a minha ida à Copa do Mundo.

O advogado do São Paulo, Alexandre Pássaro, foi à Europa este mês com a negociação de Rodrigo Caio como um dos temas a ser tratado. Por enquanto, o destino mais provável é o futebol italiano, com a Inter de Milão como maior interessada. Mas o zagueiro de 23 anos diz que nenhuma proposta chegou a ele ainda e que seu foco segue no São Paulo, com quem renovou recentemente seu contrato até outubro de 2012.

- Em toda janela, vocês me vendem. E, por mais um ano, estou aqui. Minha cabeça está tranquila. estou em um dos melhores clubes do mundo e estou muito feliz, com a cabeça aqui. Sempre deixo claro sonho de jogar na Europa e um dia vou atingir esse objetivo, mas preciso estar bem focado para as coisas positivas acontecerem aqui e, depois, as coisas acontecerem. A janela vai abrir, mas minha cabeça está aqui. Será o que Deus quiser, meu foco é nos resultados positivos aqui.

A tranquilidade em relação às propostas europeias aumentou com a convocação para dois amistosos da Seleção Brasileira na semana que vem, na Austrália. Campeão olímpico, e também ciente de que tem um bom mercado no exterior para escolher seu destino, o jogador reforça que também não forçará a saída do Morumbi.

- Não tem como eu pensar diferente. Tudo que tenho, devo ao São Paulo, por toda confiança que tiveram em mim desde moleque. Tento dar meu melhor sempre. Não tem como fazer corpo mole, brigar para sair. Não tenho isso em mente. Tenho certeza que realizarei sonho de jogar na Europa, mas com paciência. Tenho muito a evoluir, aprender com Rogério, crescer com jogadores que estão aqui. Sou muito jovem e tenho sonho maior da Copa do Mundo.

Confira como foi a entrevista coletiva de Rodrigo Caio nesta terça-feira:

Sequência de vitórias

"Ganhamos de uma equipe muito qualificada, uma das melhores do futebol brasileiro. Esperamos ter sequência boa, manter o nível das atuações contra Avaí e Palmeiras e almejar coisas positivas. O começo do ano foi muito difícil, mas temos foco e condições para buscar o título. Esperamos manter nível de concentração e atuação para, a cada jogo, vencer, somar pontos e brigando pelo nosso objetivo"

Peso da vitória sobre o Palmeiras

"Vitória em clássico é sempre importante. Vencemos o Santos, perdemos do Palmeiras, tivemos momento difícil contra o Palmeiras, mas, no nosso estádio, e esperamos que o Morumbi seja um caldeirão no Brasileiro, que todos tenham medo de jogar contra nós. Ficamos felizes pela vitória, recuperamos a confiança do começo do ano. Futebol é resultado, é vitória, e esperamos esse caminho de vitórias e alegria, crescendo a cada jogo"

Postura de Rogério Ceni depois das vitórias

"O Rogério tem pés no chão, age da mesma forma na vitória ou na derrota. Na derrota, não tem que se achar o pior do mundo, nem que é o melhor quando ganha. Precisamos de equilíbrio, ter confiança de que fizemos cosias boas e ruins. Isso faz o time ser vencedor, com equilíbrio, evoluindo e crescendo individualmente e coletivamente para alcançarmos nossos objetivos. estamos no caminho certo. Conseguimos duas vitórias seguidas e esperamos pela terceira contra a Ponte"

Transferência

"Em toda janela, vocês me vendem. E, por mais um ano, estou aqui. Minha cabeça está tranquila. estou em um dos melhores clubes do mundo e estou muito feliz, com a cabeça aqui. Sempre deixo claro sonho de jogar na Europa e um dia vou atingir esse objetivo, mas preciso estar bem focado para as coisas positivas acontecerem aqui e, depois, as coisas acontecerem. A janela vai abri, mas minha cabeça está aqui. Será o que Deus quiser, meu foco é nos resultados positivos aqui. Tivemos início de ano bom, depois dificuldade com eliminações e, hoje, voltamos a sorrir. Estou feliz e espero que a gente possa alinhar com muitas vitórias e que esteja feliz onde estou, como estou agora"

"Benefício" de só jogar o Brasileiro

"É difícil quando você começa o ano jogando de quarta e domingo, sem tempo para corrigir os erros. Muitas vezes, ganhamos sabendo que temos de corrigir, mas calendário não deixa. Tivemos eliminações e 18 dias para acertar algumas coisas. Em momento muito difícil, porque perde confiança, emocional abalado, é difícil se concentrar no trabalho. Mas conseguimos. Infelizmente, perdemos do Cruzeiro, mas nos recuperamos e esperamos continuar assim. No futebol, a cada dia você tem de trabalhar mais forte e melhorar por resultados positivos. Estamos nos cobrando muito, tentando corrigir a todo minuto nosso erros e continuar crescendo e evoluindo como equipe. Temos muitas coisas boas a alcançar"

O que o fará sair do São Paulo

"Tenho sonho de jogar na Europa, mas meu sonho maior é disputar a Copa do Mundo. Nada é maior do que isso. Qualquer decisão minha, será pensando em Copa do Mundo. Para ter chance, precisa estar jogando em alto nível e constantemente, como faço agora. para sair do São Paulo, é para um lugar em que tenha certeza que vou jogar, mostrar meu potencial e condições de competir excelentes zagueiros que estão na Seleção. Não tomarei decisões precipitadas que podem comprometer a minha ida à Copa do Mundo"

Forçar saída

"Não tem como eu pensar diferente. Tudo que tenho, devo ao São Paulo, por toda confiança que tiveram em mim desde moleque. Tento dar meu melhor sempre. Não tem como fazer corpo mole, brigar para sair. Não tenho isso em mente. Tenho certeza que realizarei sonho de jogar na Europa, mas com paciência. Tenho muito a evoluir, aprender com Rogério, crescer com jogadores que estão aqui. Sou muito jovem e tenho sonho maior da Copa do Mundo. Conquistei meu espaço, fui convocado mais uma vez, uma satisfação e alegria imensa. Cheguei lá com muito esforço e dedicação, valorizo muito. Estou muito feliz. Qualquer decisão, tomarei com tranquilidade e frieza, com certeza absoluta do que vou perder e ganhar, com calma e apoio da minha família e de quem está próximo de mim. O mais importante é que estou feliz, em momento muito bom, no São Paulo e na Seleção"

Renovação de Lugano

"O Lugano é importante para a instituição e para o grupo. Profissional, grande trabalhador, que eu conhecia pelo história e que conheci mais agora. faz muito bem liderança, pelo que representa, forma de trabalho. Brinco que se eu chegar aos 36 igual ele,fome de trabalhar e vencer, serei um cara realizado. A gente espera que tudo se resolva. É uma decisão muito da diretoria, não temos como influenciar, mas torcemos para que fique o maior tempo possível. Além de todos gostarmos dele, sabemos sua importância. Que a diretoria decida para ele ficar mais tempo conosco"

Propostas

"Não chegou nada. Sempre me vendem e sempre estou aqui. Não tem nada de real o que estão dizendo, são boatos. A minha cabeça está totalmente aqui. Se algo chegar, eu e São Paulo vamos sentar, analisar o melhor para as duas partes"