Topo

Advogados de clubes enviam ao STJD carta de apoio ao Internacional

31/05/2017 16h53

Advogados de 14 clubes que militam no STJD, além da representante da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), formularam uma carta aberta ao Tribunal para criticar a forma com a qual está sendo conduzida a divulgação e investigação dos fatos relacionados ao caso Victor Ramos, que culminou com o inquérito que pede denúncia do Colorado pelo uso de documentos falsificados.

Os advogados de Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Botafogo, Fluminense, Santos, Vasco, Cruzeiro, Coritiba, Avaí, Atlético-PR, Sport, Bahia e Figueirense, além da Anaf citam que "não é correto que esse E. Tribunal exponha na imprensa, com contornos cruéis, um clube de história e grandeza inestimáveis, assim como seus profissionais, com sólidas e ricas carreiras, além de todos os demais profissionais envolvidos no caso".

Além do clube, que pode até ser excluído da Série B do Brasileirão, o inquérito pede a denúncia dos advogados do Internacional, tanto ligados ao clube quanto do escritório contratado para defender o Colorado nos tribunais desportivos.

A carta inicialmente foi publicada pelo UOL e obtida também pelo LANCE!.

CARTA ABERTA AO STJD

Prezados Senhores,

Na qualidade de advogados militantes em Direito Desportivo, defensores dos principais clubes do país, gostaríamos de manifestar a nossa surpresa em relação à forma como tem sido conduzido, nesse E. Tribunal, o inquérito envolvendo o Sport Club Internacional.

Não é correto que esse E. Tribunal exponha na imprensa, com contornos cruéis, um clube de história e grandeza inestimáveis, assim como seus profissionais, com sólidas e ricas carreiras, além de todos os demais profissionais envolvidos no caso. Mais do que isso, é inaceitável que se viole as prerrogativas dos advogados atuantes do caso, na tentativa de compeli-los a prestar testemunho contra seus clientes, denunciando-os inoportunamente por não o fazer.

Em um Estado Democrático de Direito, se houver uma infração ou ilegalidade, que se processe, atendendo-se ao princípio do devido processo legal, julgue e, se for o caso, que se condene, mas nunca se viole os Direitos dos Réus, e sobretudo evite-se danos que extrapolem os limites dos autos.

Renovando nossa estima e consideração por esse E. Tribunal, solicitamos atenção especial ao assunto em referência, tendo a certeza de que esse E. Tribunal e a D. Procuradoria saberão recompor o respeito necessário às garantias violadas.

Alexandre Miranda - Sociedade Esportiva Palmeiras

Alexandre Passaro - São Paulo Futebol Clube

André Alves - Botafogo de Futebol e Regatas

André Sica - Sociedade Esportiva Palmeiras

Anibal Rouxinol - Botafogo de Futebol e Regatas

Bernardo Leal - Fluminense Football Club

Bruno Sterenberg - Fluminense Football Club

Cristiano Caús - Santos Futebol Clube

Daniel Reis - Club de Regatas Vasco da Gama

Edison Travassos - Cruzeiro Esporte Clube

Ester Freitas - ANAF

Fabiano de Oliveira - Cruzeiro Esporte Clube

Gustavo Delbin - São Paulo Futebol Clube

João Felipe Artioli

Leonardo Holanda - Sociedade Esportiva Palmeiras

Lucas Predrozo - Coritiba Foot Ball Club

Mayti Justo - Santos Futebol Clube

Osvaldo Sestário Filho - Avaí Futebol Clube

Paulo Maximo - Club de Regatas Vasco da Gama

Paulo Reis - Club de Regatas Vasco da Gama

Regina Bortoli - Clube Atlético Paranaense

Renato Brito Neto - Figueirense Futebol Clube

Renato Renatino - São Paulo Futebol Clube

Rafael Pestana - Botafogo de Futebol e Regatas

Roberta Fernandes - Fluminense Football Club

Roberto Armelin - São Paulo Futebol Clube

Rodrigo Barros - Sport Club do Recife

Rodrigo Gama - Clube Atlético Paranaense

Theotonio Chermont de Britto - Cruzeiro Esporte Clube

Vitor Ferraz - Esporte Clube Bahia