Bale pode ser o quinto jogador da história a ganhar uma Liga dos Campeões em casa

Conquistar uma Liga dos Campeões é motivo de sobra para uma grande comemoração, mas ganhar em casa é outro nível e algo do tipo só foi visto quatro vezes no torneio. Um certo galês de 1,83m de altura, considerado um dos jogadores mais rápidos do mundo pode ter a sorte de entrar para a lista neste final de semana. Natural de Cardiff, no País de Gales, Gareth Bale tem a chance de conquistar sua terceira Liga dos Campeões em casa.

No próximo sábado, o Real Madrid enfrenta a Juventus pela final do torneio e o estádio que recebe a partida é o Millennium Stadium, localizado na cidade natal de Bale. Caso conquiste o título, o galês chega ao seu tri-campeonato com apenas 27 anos e, em uma curta lista, pode se tornar o quinto jogador a realizar o feito.

Relembre jogadores que conquistaram a Liga dos Campeões em casa:

Miguel Muñoz e Enrique Mateos - Real Madrid - Liga dos Campeões 1956/57

Miguel Muñoz nasceu na cidade de Madrid, no dia 19 de janeiro de 1922. Quando jogador, teve a temporada 1956/57 entre uma das melhores de sua carreira. O espanhol fazia parte do time do Real Madrid que conquistou neste ano o segundo título de campeão europeu entre cinco que ainda viriam. História semelhante é a de Enrique Mateos. Também natural de Madrid, o atacante foi reserva no Real Madrid durante oito anos, até começar a crescer na equipe. A temporada em destaque foi sem dúvida uma das melhores de sua carreira como jogador. Os Merengues ergueram a taça em casa após vitória sobre a Fiorentina por 2 a 0.

Alex Stepney - Manchester United - Liga dos Campeões 1967/68

Dez anos depois, foi a vez de Alex Stepney se tornar um dos jogadores que entraram para a história por conquistar uma Liga dos Campeões em casa. Britânico natural de Mitcham, o goleiro conquistou a Liga dos Campeões de 1967/68 pelo Manchester United. Na partida final, os red devils golearam o Benfica por 4 a 1 após o tempo extra em Wembley.

Angelo Di Livio - Juventus - Liga dos Campeões 1995/96

Natural de Roma, na Itália, e apelidado de soldatino (soldadinho), Angelo Di Livio conquistou em 1996 sua primeira e única Liga dos Campeões pela equipe principal em uma final disputada com o Ajax. No Estádio Olímpico de Roma, a equipe da 'Velha Senhora' conquistou a taça depois de muito suor. Durante os 90 minutos normais o empate em 1 a 1 não definia o campeão, mas, nos pênaltis, a Juventus venceu por 4 a 2 e garantiu o caneco.

Nicolas Anelka - Real Madrid - Liga dos Campeões 1999/2000

Na virada do século, o francês Nicolas Anelka, natural de Le Chesnay, subúrbio de Paris, realizou pela última vez a missão de conquistar um título da Liga dos Campeões em casa. Transferido para o Real Madrid em 1999, o jogador teve período de polêmicas pelo clube, chegando a levar 45 dias de suspensão por não treinar. Apesar do pouco tempo em que atuou ao lado dos merengues, Nicolas Anelka ajudou o Real Madrid a derrotar o Valência por 3 a 0 no Stade de France.

Juventus e Real Madrid se enfrentam no próximo sábado, às 15h45 pela final da Liga dos Campeões da UEFA. A equipe italiana busca seu terceiro título do torneio na história. A última vez que o clube pôde levar uma taça para casa foi em 1996, justamente no ano em que Angelo Di Livio conquistou o título em casa. Já o Real Madrid pode chegar ao seu terceiro título consecutivo e 12º de sua história em Liga dos Campeões.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos