Topo

Segredo do sucesso: Marcinho celebra São Paulo 'que sabe sofrer'

01/06/2017 16h33

Depois de três eliminações seguidas em menos de um mês e de perder logo na estreia do Campeonato Brasileiro, o São Paulo emendou vitórias sobre Avaí e Palmeiras, no Morumbi. E Marcinho, atacante escolhido para dar entrevista coletiva nesta quinta-feira no CT da Barra Funda, indicou o segredo para a melhora: o time está sabendo sofrer.

- Estamos aprendendo a sofrer um pouquinho ali atrás. Não estávamos fazendo isso e levávamos gol. Ficando um pouquinho atrás, ficamos mais seguros. É o que estávamos precisando. Se continuar assim, ganhando por 1 a 0, 0,5 a 0, está ótimo.

O discurso bate com a necessidade que a equipe apresentava desde o começo da temporada. Rogério Ceni iniciou seu primeiro ano como treinador com um time altamente ofensivo, mas sofria muitos gols. Agora, os jogadores acreditam que encontraram o equilíbrio tão buscado pelo comandante em campo.

- O São Paulo encontrou equilíbrio. Um gol em três jogos no Brasileiro é uma média boa, mas, no domingo, temos de não sofrer gols. Assim, mesmo se não marcarmos, somaremos um ponto. Mas quem joga na frente dá conta do recado e esse equilíbrio será muito importante no Brasileiro - disse Marcinho.

No domingo, o São Paulo enfrenta a Ponte Preta, em Campinas, e Rogério Ceni mantém mistério sobre a escalação. Mas Marcinho já informa que os atletas gostaram do 3-4-3, sem deixar a defesa tão exposta, que rendeu resultados positivos nas duas últimas rodadas.

- O Rogério ainda não comentou sobre a escalação. Mas, da maneira que jogamos, se está dando certo, temos de manter. Será contra a Ponte, fora de casa, é outra história. O importante é trazer os três pontos.

Confira outros assuntos abordados na entrevista coletiva de Marcinho nesta quinta-feira:

Improvisação na ala direita

"O Rogério já tinha me pedido outras vezes, como contra o Avaí. Aconteceu contra o Palmeiras. Não estou acostumado à posição, mas quero estar sempre ajudando o time, independentemente da posição"

Enfrentar a Ponte em Campinas

"É um jogo muito difícil. Sabemos o que a Ponte fez neste ano, chegando à final do Paulista e eliminando o Palmeiras. Precisamos saber nos comportar. Mas essa estratégia nova nossa podemos aproveitar"

O que chama atenção no São Paulo

"Estar ao lado de grandes jogadores, ter um treinador que é ídolo do clube, estar ao lado de quem tem história no futebol, estrutura do São Paulo. Isso me ajudou bastante. Agora é trabalhar com eles e chegar ao mesmo nível"

Valorização após improvisação e duas assistências

"Foi um jogo diferente, em posição diferente. Independentemente de quem fosse jogar ali, o time foi bem e temos de valorizar o grupo, que está crescendo e está unido. Passamos por momentos difíceis nas eliminações, mas temos de aproveitar essa crescente. Independentemente de quem jogar, o Rogério sabe o que faz e temos de acreditar. E eu tenho de continuar, independentemente da posição. Estou feliz, mas não pode parar. Ajudei, mas foram só três jogos, tem 35 rodadas pela frente"

Dificuldade na improvisação

"Tem essa questão de estar bem perto do zagueiro, mas deve se estar concentrado no jogo e no que tem que fazer, fica mais fácil. O Rogério vem sempre falando comigo que é posição diferente. Eu não posso errar, ainda mais na área. Não sei se vou jogar nessa posição, mas temos de dar continuidade no trabalho"

Espião de Ceni apontado por Cuca

"Estamos focados no nosso trabalho. Muitas vezes, pode acontecer de chegar no dia do jogo e ter especulações, mas acho que foi brincadeira do Cuca. As árvores não deixam ninguém ver. Independentemente de qualquer coisa, temos de focar aqui"

Importância de Lugano

"Para o adversário, não sei. Mas a importância do Lugano é bacana. É um líder, respeitado por todos, sempre falando conosco, cobrando quando precisa. Admiro muito porque, mesmo sem jogar, ele continua tendo liderança. Se ele continuar, será importante"

Final da Champions

"Vamos assistir juntos, os meninos até brincam de apostar quem vai ganhar. Meu palpite é a Juventus, que marca bastante. Mas não vou apostar, deixo para os mais velhos"