De Sávio para Vinicius Júnior: dicas e lembrança que Júnior sofreu pressão como Zé Ricardo

Sávio e Vinicius Júnior têm algumas semelhanças no currículo. Ambos foram revelados pelo Flamengo e vendidos ao Real Madrid cercados de grande expectativa. Agora aos 43 anos, o ex-jogador tem experiência suficiente para dar dicas ao garoto de apenas 16. O ídolo da torcida rubro-negra lembra que Júnior, também referência no Fla, foi o responsável por lançá-lo no profissional e passou por situação parecida com a de Zé Ricardo, que já foi até chamado de burro por não colocar a joia em campo.

- Passei o Campeonato Brasileiro de 92 com o elenco profissional, mas no banco de reservas. Quando o Júnior foi efetivado como técnico, me puxou. Ele já até chegou a dizer que sentia uma pressão muito grande para eu entrar. Ele comentou: "Você fez a torcida do Flamengo me xingar". Isso é raro (risos), estamos falando do segundo maior ídolo da história do clube. Ele sempre vinha conversar comigo, me colocava aos poucos nos jogos. No momento certo, ele conversou comigo e disse que eu seria titular, que eu estava pronto. Guardo tudo como ensinamento e com muito carinho, hoje ele é meu amigo - lembra Sávio, que já teve contato com Zé Ricardo.

- Tive contato direto com o Zé uma vez, ele me pareceu ser uma pessoa muito correta e sensata. Não vai ser diferente, o Júnior me bancou praticamente sozinho, com pressão da torcida, de repente até da diretoria e também da imprensa - comenta o ex-jogador.

Sávio recomenda que Vinicius Júnior tenha tranquilidade neste momento, após ter sido vendido por incríveis 45 milhões de Euros (cerca de R$ 164 milhões).

- Vinicius tem que ficar muito tranquilo e com a cabeça voltada para o Flamengo, ainda tem dois anos pela frente (até defender o Real Madrid). Até mesmo para ele começar a jogar, ganhar corpo e ver como é a diferença de sub-20, base e profissional. Eu tive essa transição dentro do Flamengo. Lá na frente, aí sim, pensar no Real Madrid - analisa o ex-jogador, que dá também dicas específicas para o dia a dia.

- É preciso treinar muito, se especializar, melhorar nos fundamentos, não ter pressa de ir embora e se qualificar mesmo. O que vale mais, além do talento, é o trabalho, a repetição, isso faz o grande diferencial - afirma.

SÁVIO VÊ APOSTA E ADMITE SURPRESA COM VALORES

Apesar das semelhanças, Sávio foi negociado pelo Flamengo com o Real Madrid quando já tinha 23 anos e mais de 200 jogos com a camisa rubro-negra, por mais de 19 milhões de Dólares. Mesmo tendo sido vendido por esta alta quantia, o ex-jogador mostra-se impressionado com os 45 milhões de Euros pagos pelos merengues por Vinicius Júnior.

- Discutir valores é muito subjetivo, é difícil, não consigo analisar bem, o que vale e o que não vale, vemos coisas realmente incríveis. Se você analisar, um garoto de 16 anos, é uma promessa. Pelos altos valores que foram pagos, nos surpreendemos. Não deixa de ser uma aposta, são valores realmente muito altos. Mas se tratando do futebol brasileiro, internacional e grandes clubes, vejo também como uma coisa natural - pondera.

SÁVIO FALA SOBRE RELAÇÃO DA BASE COM A TORCIDA

Assim como Vinicius Júnior, Sávio recebeu muito apoio da torcida na sua chegada ao profissional. Atualmente, o Flamengo não conta com nenhum jogador formado na base entre os seus titulares.

- Essa relação base e torcida do Flamengo é muito forte, mas nos últimos anos se perdeu este foco e identidade. O clube tem que recuperar isso a cada dia. A sua história é pautada por essa base e revelações, pelos ídolos que o Flamengo formou. Isso é muito importante para o Vinicius, ter uma relação próxima com a torcida, é um garoto de 16 anos. Com essa idade, eu estava no juvenil - lembra.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos