Topo

Desgaste e clássico: o que estará em jogo para o Botafogo no domingo

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

02/06/2017 08h00

O Botafogo buscará manter o bom momento na temporada - seguido das duas classificações na Libertadores e Copa do Brasil - no domingo, diante do rival Flamengo. E, em meio ao desgaste pela corrida maratona de jogos do elenco alvinegro no ano, o clássico de domingo ganha contornos de decisão no clube.

Primeiro pela já conhecida rivalidade fora das quatro linhas entre ambas as diretorias. Depois pela importância de vitória e de melhorar o aproveitamento em clássicos do Botafogo em 2017, que acabou sendo prejudicado dentro da utilização de um time reserva em alguns jogos do Campeonato Carioca.

Em seis clássicos disputados no ano - dois contra cada um dos rivais - o time de Jair Ventura venceu apenas uma vez: foi no 3 a 1 contra o Fluminense, quando ambos entraram em campo com os times reservas. Se a decisão se comprovou acertada na sequência - com a vaga em primeiro na Libertadores, que sempre foi a prioridade - para a moral do clube e elenco um triunfo diante de um rival como o Flamengo - com todo o histórico entre ambos - seria importante.

"Sempre bom jogar um clássico, ainda mais contra eles. Que para muitos é a equipe a ser batida no Brasil... estamos bem preparados para domingo, as classificações nos deixaram fortalecidos e estamos prontos para fazer um grande jogo e vencer", analisou o centroavante Roger na coletiva sexta-feira.

Enquanto o rival teve a semana livre para o jogo no Raulino de Oliveira, o time do Botafogo voltou de viagem para Recife na quinta-feira. Mesmo com essa maratona de jogos, a expectativa é de força máxima neste clássico contra o Rubro-Negro. Superação foi a palavra de ordem do técnico Jair Ventura.

"O maior dificultador não é mudar o chip. É descanso. O jogo é domingo de manhã e vamos para Volta Redonda, que é outra viagem. Mas não uso nada como desculpa. Quando você perde, não mereceu. Pode ter mais posse de bola, ser melhor, mas do que adiantou? Claro que o Flamengo leva uma pequena vantagem por ter descansado mais. Mas o Botafogo vai se superar", completou o comandante alvinegro depois do jogo de quarta-feira passada.