Zidane e Allegri: expoentes na geração dos técnicos sem grife

Eles comandam dois dos principais times do mundo. Têm elenco de qualidade e jogadores capazes de decidir uma partida. Apesar destes ingredientes, Zinedine Zidane e Massimiliano Allegri ainda não estão no hall dos treinadores com grife do futebol mundial. Neste sábado, às 15h45 (de Brasília), comandarão Real Madrid e Juventus, respectivamente, em busca de mais um título da Liga dos Campeões.

Apesar de não terem a grife de técnicos como Pep Guardiola, Carlo Ancelotti e José Mourinho, Zidane e Allegri vão se acostumando a disputar a final da Liga dos Campeões. O francês levantou o troféu na temporada passada com o Real Madrid. Já o italiano esteve com a Juventus em 2014/15, mas ficou com o vice ao perder para o Barcelona, de Luis Enrique, outro que despontou como força no cenário europeu.

Dos três técnicos considerados top de linha, apenas Ancelotti disputou uma final de Liga dos Campeões nos últimos cinco anos. Ele levou o Real Madrid à conquista da La Décima em 2013/14, na decisão contra o Atlético de Madrid.

ZIDANE TENTA O BI DA CHAMPIONS

Zidane tem carreira curta como treinador. O francês foi auxiliar de Carlo Ancelotti e comandou o Real Castilla, o time B merengue. Após a demissão de Rafa Benítez, em janeiro de 2016, Zizou foi alçado pelo presidente Florentino Pérez para a função de técnico dos Galácticos.

Em um ano e meio como treinador do Real, Zidane já faturou quatro títulos: uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supercopa da Europa e um Campeonato Espanhol.

Mas Zizou ganha destaque pela sua vitoriosa carreira como jogador. O francês foi um dos melhores de sua geração e conquistou inúmeros títulos, como a Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Campeonato Espanhol e Italiano. Pela seleção, ganhou a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000.

No vestiário do Real Madrid, Zidane ganhou o respeito dos jogadores e conseguiu administrar os egos dos Galácticos. Apesar de ter uma carreira promissora e já com títulos, seu início na capital espanhola teve momentos turbulentos, com a imprensa espanhola destacando que ele não seria o 'cara ideal' para a função após alguns tropeços.

ALLEGRI TEM TÍTULOS POR MILAN E JUVENTUS

Allegri, contudo, tem uma carreira mais longa como técnico. Mas começou com passos curtos, por times pequenos da Itália, até ganhar a Europa. Ele passou pelos modestos Aglianese, Spal 2013 e Grosseto. Depois, foi chegando a clubes de maior expressão no Calcio, como Sassuolo e Cagliari, até chegar no Milan, onde ficou por quatro temporadas e faturou o Italiano e Supercopa da Itália.

Desde 2014/15, Allegri está à frente da Juventus, onde substituiu Antonio Conte. O saldo do treinador é muito positivo, com sete títulos: Italiano (3), Copa da Itália (3) e Supercopa (1), além de um vice da Liga dos Campeões.

Rival de sábado, Zidane elogiou Massimiliano Allegri.

- Merece tudo o que tem conseguido. Já provou que está entre os melhores treinadores do Mundo. Melhorou muito a equipa da 'Juve'. Claro que isso também se deve aos jogadores e dirigente, mas ele teve um grande papel. Tenho muito respeito por ele - disse Zizou.

Sem tanta pompa como jogador, Allegri ganhou praticamente tudo com a Juventus, faltando apenas a Liga dos Campeões. Na Itália, não tem adversário. No fim do ano passado, o treinador também sofreu com problemas na Velha Senhora.

Segundo o jornal "La Gazzetta dello Sport", ele estaria com problemas de relacionamento com a diretoria do clube. Alguns nomes chegaram a ser especulados para substituí-lo ao fim desta temporada, logo depois da derrota para o Milan na Supercopa da Itália, nos pênaltis, em Doha, no Qatar.

A situação é de Allegri é semelhante à de Antonio Conte. O agora treinador do Chelsea chegou sem muito alarde à Inglaterra, após ganhar títulos pela própria Juventus e fazer um bom trabalho na seleção italiana. Quem sabe, agora, não consegue um reconhecimento ainda maior fora do Calcio?

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos