Topo

Hora de decisão! Juventus vence invicta ou Real leva o bicampeonato?

03/06/2017 07h00

São duas camisas que entortam (e bem) o varal, mas apenas um dos clubes irá levantar o troféu da Liga dos Campeões neste sábado, em Cardiff, capital do País de Gales. Juventus e Real Madrid se enfrentam no Millennium Stadium e a bola começa a rolar às 15h45 (de Brasília).

Os dois já se enfrentaram 18 vezes na competição europeia, com oito vitórias para cada lado e dois empates. As duas equipes, inclusive, fizeram a final da Champions na temporada 1997/98, quando deu o time de Madri: 1 a 0 em Amsterdã, com gol de Mijatovic.

Se de um lado a equipe espanhola quer conquistar seu 12º título e ainda fazer história se tornando o primeiro time a faturar o bicampeonato da competição, do outro, os italianos buscam encerrar um jejum de 21 anos. Além disso, querem encerrar o estigma de ser o maior vice da história do torneio. Em oito decisões, a Juve conquistou apenas dois títulos e em seis vezes ficou na segunda colocação. Por outro lado, o Real é dono de 11 taças e perdendo três finais.

- É a nossa segunda final em três anos. Mas não é o suficiente. Amanhã temos que vencer. Não viemos aqui só para visitar Cardiff. A Juventus já chegou a oito finais de Champions e perdeu seis. Mas, em finais, tudo pode acontecer. É assim - comentou Massimiliano Allegri.

- Dizem que somos favoritos, mas não é assim no futebol, ainda mais em finais. Não somos favoritos, nem a Juve. É 50% a 50%. Estamos aqui e vamos tentar fazer o máximo possível para ganhar esta Liga dos Campeões - disse Zinedine Zidane, que é o único com problemas para escalar a equipe.

Os madrilenhos têm dúvidas causadas por problemas físicos de dois jogadores que seriam titulares absolutos. O lateral-direito Dani Carvajal e o meia-atacante Gareth Bale, que se recuperaram de lesão. Os dois treinaram nos últimos dias, mas estão sem ritmo de jogo. As opções para seus lugares seriam o brasileiro Danilo e o espanhol Isco.

JUVE QUER SER CAMPEÃ INVICTA E CONQUISTAR TRÍPLICE COROA

A Juventus tem a chance de ser campeã invicta na atual edição da Liga dos Campeões. O feito já foi alcançado seis vezes desde a temporada 1992/93, mas, em caso de vitória na final de sábado, a Velha Senhora chegará a um aproveitamento de 84,6%, com dez vitórias e três empates, a melhor campanha entre todos eles. Barcelona e United, os com melhor campanha até o momento, chegam aos 79,4% dos pontos conquistados.

Outro dado interessante é que os comandados de Massimiliano Allegri levaram a Copa Itália e o inédito hexacampeonato italiano, podendo chegar a uma tríplice coroa, a segunda de um time italiano na história (a Internazionale conseguiu em 2009/10). Nem mesmo o Real Madrid conseguiu esse feito ainda.

Entre as equipes que já conquistaram os três títulos estão Celtic (1966/1967), Ajax (1971/1972), PSV Eindhoven (1987/1988), Manchester United (1998/1999), Barcelona (2008/2009 e 2014/2015), Inter de Milão (2009/2010) e Bayern de Munique (2012/2013).

BICAMPEÃO INÉTIDO

E a façanha inédita pode ser conquistada pelo Real Madrid, que tem a chance de ser bicampeão da competição. Quatro equipes já tiveram a oportunidade e não conseguiram. São elas: Milan, Ajax, Manchester United e a própria Juventus.

DUELO DE BRASILEIROS NAS LATEAIS

E se a partida em Cardiff já está recheada de atrativos e craques, dois brasileiros também aparecem para apimentar ainda mais a disputa. E são dois dos melhores laterais do mundo atualmente: Daniel Alves, da Juventus, e Marcelo, do lado do Real Madrid.

O jogador da Velha Senhora deve aparecer no meio de campo, como tem atuado bastante na atual temporada. Porém, o duelo entre os dois promete ser bom. Outro que também pode se destacar pelo time italiano é Alex Sandro, lateral-esquerdo, que, caso Carvajal não seja titular, ainda pode encontrar Danilo em sua faixa do campo.

FICHA TÉCNICA:

JUVENTUS X REAL MADRID

DATA/HORA: 03/06/2017, às 15h45 (de Brasília)

LOCAL: Millennium Stadium, Cardiff (WAL)

ÁRBITRO: Felix Brych (ALE)

JUVENTUS: Buffon; Barzagli, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Pjanic, Khedira; Daniel Alves, Dybala e Mandzukic; Higuaín. Técnico: Massimiliano Allegri.

REAL MADRID: Navas; Carvajal, Sergio Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Modric, Kroos e Isco (Bale); Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.