Topo

Xerife 'espião'! Paulão é arma do Vasco para superar o Grêmio fora

04/06/2017 08h00

O técnico Milton Mendes tem para o jogo deste domingo, às 16h, em Porto Alegre (RS), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, uma espécie de xerife "espião". Paulão, que chegou a São Januário no mês passado, defendeu nos últimos três anos o Internacional e conhece como ninguém o Grêmio, próximo adversário do Cruz-Maltino. Isso fez com que o comandante conversasse nesta semana com o defensor sobre o rival, de olho em estratégias para sair da Arena do Grêmio com os três pontos. O site do LANCE! transmite em tempo real o confronto.

Na maior parte do período que esteve no Internacional, Paulão foi considerado o cão de guarda da equipe. Começou a ser contestado somente no fim do ano passado, quando o Colorado sofreu o rebaixamento no Brasileiro. Com a camia do Inter, o defensor entrou em campo em seis Grenais e possui um aproveitamento ímpar: nenhuma derrota, três empates e o mesmo número em vitórias. O tamanho da rivalidade do clássico entre Internacional e Grêmio faz ainda com que os encontros sejam duros, fato que fez com que Paulão nesses Grenais recebesse um cartão vermelho e três amarelos.

Paulão chegou ao Vasco por empréstimo até o fim do ano, estreou há duas rodadas e já é considerado titular incontestável da equipe comandada por Milton Mendes. O zagueiro, de 31 anos, vale lembrar, acertou com o Cruz-Maltino em um momento que a dupla de zaga, então formada por Rafael Marques e Jomar, estava endo contestada. E os primeiros números dele, nas vitórias diante do Bahia e do Fluminense, mostram a qualidade. O LANCE! Footstats aponta cinco desarmes certos do defensor - mesmo número de lançamentos -, dois bloqueios e 13 rebatidas. Milton falou da estratégia.

- Grêmio vem jogando muito bem. Foi assim contra o Fluminense. Houve o fato da expulsão do jogador do Fluminense muito cedo. Mas acredito que o Grêmio é forte, tem variações boas. Luan, Pedro Rocha, Maicon... Mas temos nossa estratégia e acreditamos nela. Nós não podemos encarar um jogo fora contra um time como o Grêmio de peito aberto. Mas temos nossa estratégia, que penso vai dar certo. Sobre a bola parada, treinamos muito. O Grêmio tem um time forte.. Geromel, Maicon... - afirmou o treinador durante a entrevista coletiva de sexta-feira.

Uma vitória fora de casa neste domingo colocará o Vasco em um patamar superior na disputa do Campeonato Brasileiro. Uma terceira vitória seguida na competição é considerada essencial para o planejamento do Cruz-Maltino. Paulão tem um elevado nível de contribuição neste trabalho que vem sendo realizado e as dicas dadas por ele durante a preparação para o jogo diante do Grêmio foram levadas a sério. O papel de xerife o zagueiro já assumiu na defesa do Vasco. Espião do bem também. É aguardar e ver se a estratégia dará certo.