Especialistas analisam favoritos para o título da Copa do Brasil

Na manhã desta segunda-feira, foram definidos os confrontos que marcam as quartas de final da Copa do Brasil e, apesar de haver rivalidade direta entre seis das oito equipes que avançaram para a atual fase da competição, clássicos regionais não serão disputados.

 

Atlético-MG x Botafogo; Flamengo x Santos; Grêmio x Atlético-PR; e Palmeiras x Cruzeiro protagonizam as disputas. Acompanhe análise das equipes na temporada e comentários de especialistas sobre os favoritos para a conquista da taça.

 

 

Cariocas

 

O Botafogo chega às quartas de final da Copa do Brasil depois de ter se classificado diretamente para as oitavas, após uma campanha que lhe garantiu o quinto lugar no Campeonato Brasileiro de 2016. A temporada da equipe não tem sido nada mal. Em um apanhado geral, o Botafogo ocupa a sétima colocação do Brasileirão, com sete pontos conquistados em duas vitórias, um empate e uma derrota e, entre os cariocas, só fica atrás do Fluminense na tabela. Assume sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, após passar o Sport com uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1. Na Libertadores, faz uma de suas melhores campanhas. Terminou a fase de grupos na liderança, com 10 pontos e agora vai disputar as oitavas. Nesta temporada, chegou às semifinais do Campeonato Carioca, mas acabou derrotado pelo Flamengo, por 2 a 1, sendo eliminado.

 

O Flamengo é o 11ª colocado na tabela do Campeonato Brasileiro e é a última posição entre os quatro cariocas. Apesar lugar que ocupa, o time não sofreu derrotas, em compensação tem uma vitória e três empates. Na Primeira Liga, se classificou com facilidade para as quartas de final, ao terminar a fase na liderança do Grupo B. Nesta temporada, o time ainda foi campeão da Taça Guanabara e campeão carioca, após vencer o Fluminense nos dois jogos da final. A mesma raça não foi vista na Libertadores. Na partida que definiria sua classificação, o Flamengo perdeu por 2 a 1 para o San Lorenzo e foi eliminado ainda na fase de grupos.

 

 

Mineiros

 

Como diriam os próprios mineiros, o Atlético-MG está lascado no Campeonato Brasileiro. O time encerrou a quarta rodada da competição em 17º lugar, abrindo a zona de rebaixamento. Na Primeira Liga, se classificou bem. Com quatro pontos, ficou na vice-liderança do Grupo C e avançou para as quartas de final. Foi campeão estadual, após empatar com o Cruzeiro no primeiro jogo e vencer o segundo por 2 a 1. Líder do grupo 6 da Libertadores, o Galo se classificou com 13 pontos e aguarda o sorteio que vai definir seu adversário nas oitavas de final.

 

Por outro lado, o Cruzeiro, que não está tão bem assim no Campeonato Brasileiro, após perder cinco posições na derrota por 2 a 0 para a líder Chapecoense, chegou bem nas quartas de final da Primeira Liga com duas vitórias e um empate. Foi eliminado da Sul-Americana, após ser derrotado, nos pênaltis, pelo Nacional (PAR). No estadual, levou a pior contra o Atlético-MG na final, ao perder por 2 a 1.

 

 

Paulistas

 

O Palmeiras ainda não conseguiu se organizar e mostrar o futebol que fez com que se tornasse campeão brasileiro. Atualmente, a equipe ocupa a 12ª posição, com apenas quatro pontos no torneio nacional. Por outro lado, conseguiu chegar às oitavas de final da Libertadores com uma bela vantagem na fase de grupos, ao encerrar a fase na liderança, com 13 pontos. Para chegar às quartas de final da Copa do Brasil precisou de um pouco mais de esforço. Na primeira disputa das oitavas, venceu o Internacional por 1 a 0, mas acabou derrotado por 2 a 1 na volta. No Campeonato Paulista foi eliminado ainda nas semifinais após ser derrotado pela Ponte Preta por 3 a 0. Até venceu na volta, mas o resultado de 1 a 0 não ajudou e o Verdão foi eliminado.

 

No Campeonato Brasileiro, o Santos também não está em sua melhor fase e beira o rebaixamento, na 16ª colocação. Chega bem às oitavas de final da Libertadores, após se classificar com 12 pontos na fase de grupos. No estadual não se destacou e foi eliminado pela Ponte Preta ainda nas quartas de final. Por outro lado chega muito bem nas quartas de final da Copa do Brasil, após derrotar o Paysandu pela contagem geral de 5 a 1.

 

 

Grêmio e Atlético-PR

 

Únicos em seus estados, as equipes já não poderiam realizar um clássico conhecido pelos gaúchos ou paranaenses. O Grêmio ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, com nove pontos. Na Primeira Liga tem uma disputa com o Cruzeiro pela frente e se classificou na vice-liderança do Grupo B, com quatro pontos. Chega bem às oitavas de final da Copa do Brasil, após vencer o Fluminense com o placar agregado de 5 a 2. Na Libertadores também conseguiu avançar com folga, ao conquistar a liderança do Grupo 8, com 13 pontos. Foi por pouco que não conseguiu disputar a final do Campeonato Gaúcho. Nas semifinais foi eliminado pelo Novo Hamburgo, após perder por 7 a 6 nos pênaltis.

 

Parece que a união dos "Atléticos" tem feito o oposto a força no Campeonato Brasileiro. O Atlético-PR ocupa a 19º colocação da tabela, com apenas um ponto. Chega às quartas da Copa do Brasil após vencer o Santa Cruz por 2 a 0. Também tem lugar garantido nas oitavas da Libertadores e conseguiu se classificar na vice-liderança do Grupo 4, com 10 pontos. Terminou o estadual com o vice, depois de ser derrotado pelo Coritiba por 3 a 0 na final.

 

ANÁLISE DOS ESPECIALISTAS

 

 

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO (colunista do L!)

 

Os quatro confrontos devem ser extremamente equilibrados, mas vejo pequena vantagem para Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Palmeiras.

 

O Botafogo está em fase melhor que o Galo, mas o Atlético-MG tem um goleiro sensacional, inclusive em cobranças de pênaltis, e está mais acostumado com mata-mata. Acho que tem ligeira vantagem em relação aos cariocas.

 

O Flamengo é outro que vem melhor que seu adversário, o Santos, que não se encontrou esse ano, tanto que até o técnico demitiu.

 

O Grêmio vem melhor que o Atlético-PR, que tem jogado mal na atual temporada. Inclusive nesse início de trabalho de Eduardo Baptista. Já o Grêmio está afinado. Bem entrosado.

 

Finalmente vejo o Palmeiras, mesmo com muitos problemas nesse semestre, com mais força que o Cruzeiro, mal nas mãos de Mano Menezes. O Verdão tem mais elenco e, se jogar o que pode, passa para as semifinais.

 

Enfim, Galo, Fla, Grêmio e Palmeiras são meus quatro favoritos. Apesar de serem quatro confrontos equilibrados. Mas levam ligeira vantagem.

 

 

MAURO BETING (comentarista no Esporte Interativo)

 

Claro que Copa do Brasil é uma coisa e Campeonato Brasileiro. Uma é disputada em mata-matas e a outra em pontos corridos, também tem equipes disputando a Libertadores, que evidentemente pensam mais na Libertadores, depois no Brasileiro e a Copa do Brasil acaba ficando por último. Talvez mais para frente esses times até pensem em tirar o pé do acelerador, como fez o Palmeiras no ano passado, escalando um time misto contra o Grêmio, que viria a ser campeão. Isso pode acontecer com o Grêmio e com o Atlético-PR, em situação semelhante.

 

Tentando pensar só na Copa do Brasil, o Botafogo é um time muito cascudo e competitivo, talhado por esse tipo de competição, mas é evidente que o Galo, ainda que não seja aquele, tem um pouquinho mais de chance de passar, como vejo também Palmeiras e Cruzeiro. O Cruzeiro começou muito bem a temporada, oscilou bastante, até pela eliminação prematura na Sul-Americana, mas chega em igualdade de condições com o Palmeiras, apesar de o Verdão ter uma ligeira vantagem.

 

O Flamengo e Santos, o Peixe é uma incógnita e vinha sendo a maior decepção entre os grandes. O Flamengo, é claro, também decepcionou na Libertadores, mas caiu em um grupo dificílimo. Vejo o Flamengo em evolução e o Santos, que ainda vai ser assumido por um novo técnico, ainda está cercado por dúvidas. Nesse caso, é o Flamengo que tem o favoritismo, mesmo que pequeno.

 

Também vejo um leve favoritismo para o Grêmio, pela qualidade do Atlético, que acho que vai crescer com Eduardo Baptista, mas hoje, o Grêmio tem jogado o melhor futebol do Brasil. Se fosse para apostar seco, sem nenhum favoritismo, seria Grêmio apertado, Flamengo apertado, Atlético-MG apertado e Palmeiras apertado.

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos