Topo

Milton Mendes justifica substituições em derrota e descarta protagonismo

05/06/2017 16h00

A derrota do Vasco para o Grêmio, por 2 a 0, neste último domingo, deixou um gosto amargo de 'quase' para o torcedor vascaíno. Apesar de ver o time evoluindo em campo, os torcedores do Vasco também voltam a presenciar erros bobos durante a partida que podem e mudam o rumo dos jogos.

A escalação e as substituições feitas por Milton Mendes foram muito criticadas por parte da torcida cruzmaltina, principalmente a utilização do estreante Wellington, cujo pênalti cometido em cima de Geromel abriu caminho para a vitória do tricolor gaúcho na Arena do Grêmio. Em coletiva após a partida, Milton Mendes explicou suas substituições e descartou qualquer protagonismo de jogadores como Nenê, retificando a importância do coletivo:

- A primeira substituição (Thalles) foi buscar um homem de área. A segunda (Guilherme), velocidade, e a terceira posse de bola e chute, que o Nenê tem muito bem. Nenê é protagonista como todos os outros. O protagonista é o Vasco. Nós somos coadjuvantes. Talvez pudéssemos ter feito mais. Os jogadores tentaram, estão de parabéns. Fizemos uma excelente partida. Os jogadores se dedicaram e honraram a camisa. Eles lutaram muito.

Uma das decisões de Milton Mendes questionada pelos torcedores foi a escolha de Kelvin como homem de área para poupar Luis Fabiano. Jogando aquém do esperado, a posição de falso 9 não produziu efeito com o jogador, que acabou sendo substituído por Thalles, sem jogar desde o Carioca. Para Milton Mendes, atuar sem um camisa 9 fixo fez parte da estratégia vascaína para esse confronto com o Grêmio, focando mais na parte defensiva:

- Existe sim camisa 9 bom, mas as pessoas acham que os modelos antigos precisam de modelo de área. Hoje abdicamos. Tivemos a infiltração do meia e a diagonal dos homens de lado. O Manga fez um gol espetacular no último jogo. Demos essa oportunidade. Temos o Luís Fabiano, o Thalles, os meninos da base. Talvez a forma que as equipes são montadas, mais se preocupando com um modelo defensivo. Há muita gente boa. Depende muito da estratégia e do plano.

O Vasco de Milton Mendes volta a entrar em campo nesta quarta-feira, dia 7 de junho, quando recebe o Corinthians em São Januário pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para as 21h45 da noite, e os ingressos já estão à venda.