Topo

O que há de errado? Cinco pênaltis em quatro jogos pesa para o Vasco

05/06/2017 10h00

As primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro mostraram uma evolução do Vasco. Duas derrotas (para Palmeiras e Grêmio) e duas vitórias (sobre Bahia e Fluminense) apresentaram um crescimento da equipe comandada pelo técnico Milton Mendes. Apesar dos erros da partida do último domingo no Rio Grande do Sul, um ponto vem a colocar o trabalho em xeque: os pênaltis cometidos pelo Cruz-Maltino.

O Vasco cometeu cinco pênaltis (dois contra o Palmeiras, dois contra o Fluminense e um diante do Grêmio) nessas quatro rodadas, um ponto considerado inaceitável para qualquer trabalho no futebol. Deixando de lado se foram bem assinalados ou não, o fato é o de que isso precisa ser evitado, não dando margem para a marcação por parte da arbitragem. O último, diante do Grêmio, chegou a irritar o educado Milton Mendes que acabou expulso.

- Sou um ser humano. Preciso ter equilíbrio, mas você vê todos os dias. Sou uma pessoa educada com todos. Acho que, naquele momento, seria pênalti. Acarretou a interpretação. Cinco pênaltis em quatro jogos. Sou treinador, e eles árbitros. Eles definem. Muitos consideram que não foi. Quem tem o apito interpreta. No momento, decidiu dar. Mas são cinco pênaltis em quatro jogos - frisou o treinador do Vasco.

Dos cinco pênaltis, três foram fundamentais para as duas derrotas do Vasco na competição. São pontos perdidos que podem fazer falta no fim do Campeonato Brasileiro para os objetivos do Cruz-Maltino. A expectativa é a de que Milton Mendes elabore um trabalho especial a partir desta segunda-feira para que isso seja evitado. A cúpula do futebol de São Januário também deve chamar a atenção dos jogadores do elenco.

Os jogadores do Vasco voltaram ao Rio de Janeiro na noite do último domingo. A reapresentação está marcada para a tarde desta segunda-feira, em São Januário. O próximo compromisso no Campeonato Brasileiro será na quarta-feira, diante do Corinthians, em casa.