Topo

Flamengo assina parceria com Instituto de Oftalmologia do Rio

06/06/2017 16h17

Foi assinada nesta terça-feira uma parceria entre o Flamengo e o IORJ - Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro. Com o objetivo de desenvolver a alta performance e cuidar da saúde dos olhos, o acordo prevê avaliação oftalmológica completa e acompanhamento, tratamento e treinamento da acuidade visual dos atletas das categorias de base e profissionais nas modalidades olímpicas.

Entre as modalidades envolvidas estão basquete, ginástica, natação, nado sincronizado, polo aquático, judô, vôlei e remo. Os exames oftalmológicos realizados serão de tonometria (pressão ocular), acuidade visual, refração, topografia de córnea, mapeamento de retina e campo visual. Inicialmente, 640 atletas serão contemplados, mas a ideia é que o benefício se estenda aos demais esportistas do clube.

- O IORJ quer oferecer aos atletas a oportunidade de passar por essa avaliação e iniciar uma pesquisa importante de identificação dos possíveis problemas oftalmológicos que esses atletas possam ter, além de atuar na melhora do desempenho visual. No esporte de alto rendimento, avaliar e treinar a visão é fundamental para melhorar a performance desportiva. No Brasil, diversos clubes realizam avaliações temporárias, mas desconheço a existência de um projeto firmado como este de hoje. Estamos fazendo história aqui no Flamengo - afirma o doutor Gustavo Bonfadini, sócio do IORJ e coordenador do projeto.

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, festejou o acordo.

- É extremamente importante para o Flamengo estar se posicionando como um clube de vanguarda ao cuidar da saúde visual de seus atletas, o que tem tudo a ver com a excelência em performance. Tenho certeza de que em alguns anos vamos estar comemorando os resultados dessa parceria que estamos firmando aqui - disse o mandatário.