Lojas oficiais de clubes inovam e vão além da venda de produtos oficiais

Passou o tempo em que as lojas oficiais de clubes de futebol tinham a preocupação apenas de vender produtos oficiais e se preocupar em encher os cofres. Nos últimos anos, vem sendo cada vez mais frequente a interação com os clientes, tanto por meio de eventos e ações quanto na aproximação com ídolos da história do clube.

A Meltex Franchising, empresa que administra os estabelecimentos de Palmeiras (Academia Store), Santos (Santos Store) e Fluminense (Fluminense FC) vem se tornando case neste tipo de operação.

Na última quinta-feira, por exemplo, ela inovou: as seis lojas oficiais do Peixe no estado de São Paulo lançaram simultaneamente o uniforme 2 de jogo, contando com a presença dos atletas Ricardo Oliveira, Renato, Vitor Bueno, Lucas Lima, Victor Ferraz, David Braz, o ex-técnico Dorival Jr., entre outros.

- Temos sempre a preocupação de ser uma via de mão dupla. Mais do que trazer o cliente para dentro dos nossos estabelecimentos, temos o dever de também oferecer algo em troca, seja com alguma experiência marcante, seja aproximando o torcedor cada vez mais para dentro da vida do seu clube de coração - conta Márcio Bueno, gerente de marketing da Meltex.

No Palmeiras, as ações envolvendo jogadores do atual elenco e ex-atletas se tornou algo habitual desde 2013, quando a parceria entre clube e Meltex foi firmada. Desde então, foram promovidos mais de 200 eventos, entre eles, alguns inovadores, como churrasco com o ex-goleiro Marcos na Academia de Futebol, viagem para a Itália com tudo pago, lançamento de livros e produtos e mesa redonda com jornalistas e ex-atletas. Neste ano, um dos principais eventos da Academia Store tem sido o tour do livro do ídolo Evair, que até o final de 2017 deverá ter passado por mais de 10 estabelecimentos.

- Essa interação se expande e vai desde descontos exclusivos para sócios até o trabalho de venda dos planos de assinaturas. É uma via de mão dupla. Por isso os estabelecimentos precisam sempre estar inovando e serem um importante ponto de contato com os sócios e público em geral - aponta Mozart Neto, especialista em marketing esportivo e diretor da CSM (Chime Sports Marketing).

Outra interação que a Academia Store tem promovido em todos os jogos é a ida de clientes para o camarote localizado no Allianz Parque. Com conforto, segurança e alimentação inclusa, os clientes podem vivenciar um dia inesquecível, acompanhando a partida do Verdão e, ao final, podendo ter acesso próximo ao vestiário para tirar fotos e conseguir autógrafos com o elenco palmeirense.

- Nós conseguimos proporcionar uma emoção única ao torcedor, ao mesmo tempo em que levamos eles para conseguir as centenas de produtos oficiais e casuais em nossos estabelecimentos. Quando o Edmundo foi a uma das nossas lojas, uma senhora com mais de 80 anos desabou a chorar ao encontrá-lo. São fatos que não têm preço - completa Bueno.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos