Topo

Tite enfatiza padrão e cita seus principais desafios antes de clássico

08/06/2017 12h02

No último treino antes do amistoso com a Argentina, a ser realizado nesta sexta-feira, às 7h05 (de Brasília), na Austrália, a Seleção Brasileira fez os ajustes finais e, sob o comando de Tite, já está definida para o teste.

Mesmo com ausências por conta de astros poupados, como Marcelo, Daniel Alves, Neymar e Casemiro, Tite manterá o padrão tático, ou seja, o 4-1-4-1 diante dos argentinos. Em entrevista coletiva, o treinador enfatizou a preparação com solidez visando a Copa do Mundo de 2018.

- O primeiro aspecto que levo em consideração é oportunizar aos atletas que entrem com harmonia de equipe, entrosamento, coordenação de movimentos e confiança. Para jogar sem pensar, com rotina do lugar, e depois começar a estabelecer variações de movimentos, lados de atletas, características individuais ou, eventualmente, de sistemas - salientou o comandante.

Diante da Argentina, que terá a estreia do treinador Jorge Sampaoli, Tite pediu o time atuando "sem pensar". Para buscar o triunfo, o Brasil terá Willian pela esquerda, no lugar de Neymar, e Phillipe Coutinho seguindo desempenhando sua função pela esquerda. Gabriel Jesus será a referência no ataque.

- (Quero) Estabelecer rotina, jogar sem pensar, mecânica, e com alternativas. Os dois (Coutinho e Willian) jogam dos dois lados, pode haver uma flutuação maior de um ou de outro, um mais agudo. Mas mantemos o setor direito com o Coutinho. Pode mudar? Pode, assim como podem inverter Renato Augusto e Paulinho. Começamos a construir esses movimentos para situações de posicionamento diferente, em função do jogo e disposição - explicou.

Com nove vitórias em novos jogos até o momento, Tite já definiu a equipe que entra em campo nesta sexta: Weverton, Fagner, Thiago Silva, Gil e Filipe Luís; Fernandinho; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Willian; G. Jesus.