Topo

Eliminatórias: CR7 faz dois e Portugal vence; França empata com a Suécia

09/06/2017 17h43

Nesta sexta-feira, as seleções deram o pontapé inicial para a sexta rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2018. A disputa também marca o último jogo de algumas delas antes da disputa da Copa das Confederações, na Rússia, que começa no dia 17 de junho.

Destaque para a vitória de Portugal, que contou com dois gols de Cristiano Ronaldo para bater a Letônia fora de casa. Além disso, a Holanda também mostrou bom futebol e venceu Luxemburgo em Roterdã.

PORTUGAL VENCE A LETÔNIA

Em partida realizada no Skonto Stadions, na cidade de Riga, Portugal não teve dificuldades e venceu a Letônia por 3 a 0 em duelo das Eliminatórias da Copa da Rússia. Os gols da partida foram marcados por Cristiano Ronaldo, duas vezes, e André Silva.

Esse resultado mantém os lusos na segunda posição do Grupo B, com 15 pontos. Isso porque a Suíça, líder com 18, também saiu vitoriosa de sua partida. A Letônia, por outro lado, cai para a lanterna da chave, com apenas três pontos.

Durante a etapa inicial, os portugueses foram se encontrando, ganhando espaço e concentrando seu jogo no campo de defesa dos adversários. Com isso, foram tomando conta do jogo e se arriscando, criando, inclusive, duas chances perigosas com Cristiano Ronaldo.

O gol, porém, aconteceu aos 41 minutos, dos pés do craque do Real Madrid. André Gomes fez cruzamento da esquerda, José Fonte ganhou no alto e cabeceou na trave. Na sobra, CR7 apareceu livre na pequena área e deixou o dele de peixinho, abrindo o placar.

Já no segundo tempo, os visitantes ampliaram aos 17 minutos, mais uma vez com Cristiano Ronaldo. André Silva ainda aproveitou uma saída de bola errada dos adversários para fazer o terceiro aos 21.

Agora, Portugal volta sua atenção para a disputa da Copa das Confederações, na Rússia. O primeiro jogo será contra o México, no dia 18 de junho, às 12h (de Brasília). Já a Letônia enfrenta a Estônia no próximo dia 12, às 13h45 (de Brasília).

BÉLGICA VENCE ESTÔNIA FORA DE CASA

A Bélgica contou com um gol de Dries Mertens, do Napoli, e outro de Nacer Chadli, do West Brom, para vencer a Estônia por 2 a 0 na A Le Coq Arena. Com isso, os belgas permanecem na primeira posição do Grupo H, com 16 pontos. A Grécia, segunda, tem 12.

Agora, a Bélgica espera por seu próximo desafio, que acontece apenas no dia 31 de agosto, contra Gibraltar, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Já a Estônia visita a Letônia, em partida amistosa no próximo dia 12, segunda-feira.

FRANÇA E SUÉCIA FICAM NO EMPATE

Em partida realizada na Friends Arena, palco da final da Liga Europa, a Suécia venceu a França por 2 a 1 marcando no último lance da partida. Com falha de Lloris, Ola Toivonen garantiu o ótimo resultado para os suecos em seus domínios.

Melhores em campo, os franceses tiveram algumas oportunidades para abrir o placar, mas só conseguiram concretizar a chance aos 37 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento da direita, a bola sobrou para Giroud. O atacante do Arsenal deu um chutaço com a perna esquerda, sem chances para Olsen.

Porém, não demorou para a equipe da casa empatar o duelo. Aos 43, Forsberg abriu para Augustinsson, que fez bom cruzamento. A bola passou por Berg e sobrou para Durmaz chutar de primeira, no canto direito de Lloris.

Tudo se encaminhava para o empate, porém, no último momento da partida o goleiro Lloris fez uma grande trapalhada e os suecos viraram. Aos 48, a bola foi recuada para o goleiro, que saiu jogando mal e acabou mandando nos pés de Toivonen. O atacante só precisou dar o chute longo, já que o arqueiro estava adiantado.

Agora, a Suécia fará amistoso fora de casa contra a Noruega, no próximo dia 13, às 14h45 (de Brasília). Já a França encara a Inglaterra, em amistoso clássico do futebol mundial. A partida será no mesmo dia, às 16h (de Brasília).

HOLANDA SE RECUPERA E BATE LUXEMBURGO

Em posição delicada na tabela de classificação, a Holanda precisava desesperadamente da vitória. E foi com ótimo futebol que a equipe de Dick Advocaat, estreante em jogos oficiais, venceu Luxemburgo por 5 a 0 no Estádio De Kuip, casa do Feyenoord. Os holandeses voltam a jogar apenas no dia 31 de agosto, quando vão fazer importante duelo contra a França pelas Eliminatórias.

Os donos da casa demoraram para transformar sua superioridade em gols, porém, abriram o placar aos 21 minutos ainda do primeiro tempo. Hoedt roubou a bola no campo de ataque, Strootman fez o passe em profundidade para Robben, que saiu na cara do goleiro e marcou.

Aos 34 minutos, a Laranja Mecânica ampliou com bela troca de passes. Pela esquerda, Janssen recebeu na ponta e deu toque sutil para Sneidjer. Ele dominou e finalizou firme com a perna direita, marcando o segundo da Holanda. Já no segundo tempo, aos 16, Wijnaldum aproveitou um corte errado da defesa adversária para marcar o terceiro. Pouco depois, aos 24, Promes, que havia acabado de entrar, ainda marcou o seu de cabeça. Janssen ainda fechou o placar de pênalti.

Com esses resultados, a Suécia assume a liderança do Grupo A, com 13 pontos conquistados. A França vem em seguida, com os mesmos 13, mas com menos saldo de gols. Já a Holanda sobe para a terceira posição, com 10. A Bulgária tem nove, enquanto Belarus vem com cinco e Luxemburgo um.

VEJA OS RESULTADOS DO DIA:

Belarus 2 x 1 Bulgária

Holanda 5 x 0 Luxemburgo

Suécia 2 x 1 França

Andorra 1 x 0 Hungria

Ilhas Faroé 0 x 2 Suíça

Letônia 0 x 3 Portugal

Bósnia 0 x 0 Grécia

Estônia 0 x 2 Bélgica

Gibraltar 1 x 2 Chipre