Topo

'Vinícius Júnior tem espaço no Flamengo, mas não como titular'

12/06/2017 14h46

A chegada de Everton Ribeiro ao Flamengo trouxe à tona muitas discussões sobre o inchaço no elenco rubro-negro, principalmente sobre a participação do garoto Vinicius Junior no time de Zé Ricardo. Vendido ao Real Madrid a preço de diamante, o jovem atacante fez seu primeiro jogo como titular neste domingo, no empate com o Avaí, e agradou a torcida.

No entanto, o elenco do Flamengo conta com grandes nomes do meio para frente, como Conca, Everton Ribeiro, Ederson, Mancuello, Diego, Guerrero... A concorrência é forte, e já chegou a abalar o ambiente do Rubro-Negro. Para João Carlos Assumpção, colunista do LANCE, Zé Ricardo deve aproveitar Vinicius Junior pouco a pouco, e sentir quem está melhor na equipe para formar o time:

- Claro que Vinícius Júnior tem espaço, mas não como titular. Ele tem que ser aproveitado aos poucos, até para não o queimarem nesse início. Zé Ricardo tem muitas opções, mas também acho que tem que definir o time jogo a jogo. Ver quem está melhor, quem merece mais, quem dá menos trabalho... Conca, por exemplo, deixaria de fora. O principal agora é ver também quem está com a melhor cabeça. Com mais gana e vontade de jogar.

Utilizar Vinicius Junior a partir do banco também é a opinião compartilhada por Carlos Alberto Vieira, editor do LANCE!. Ele também opina que Everton Ribeiro chega para ser titular, e que Conca ainda não apresentou seu futebol para ser considerado na equipe inicial.

- Estão forçando um pouco a barra com o garoto. Ele ficará como opção no banco de reservas, sendo aproveitado muito provavelmente para o setor que hoje tem o Everton e tendo a sombra do Berrío. O Flamengo deverá atuar com um volante mais fixo (hoje ainda é o Márcio Araújo) e um de maior saída de bola (Arão, é claro). Assim, sobram três vagas lá na frente. Everton é necessário demais para o Flamengo e ainda vai se segurar como titular. Diego e Everton Ribeiro serão os outros titulares.

A concorrência num elenco inchado e pressionado a dar bons resultados também foi uma questão levantada por Janca. Segundo o especialista, cabe ao Flamengo saber gerenciar esses nomes do elenco e deixar os grandes jogadores assumirem a responsabilidade em momentos difíceis:

- Acho que a disputa por espaço, se mal administrada pela comissão técnica, gera problemas sim. Temos visto isso no Palmeiras. Então cabe ao Flamengo administrar os egos e vaidades. E jogar bola. Jogar o time sabe. E quem é bom assume a responsabilidade em momentos de crise. Como se costuma dizer por aí agora é a hora de diferenciar os homens dos meninos. Ou as ovelhas podres das boas.

O Flamengo volta aos gramados nesta quarta-feira, quando recebe a Ponte Preta no Estádio Luso-Brasileiro, às 21h da noite, pela 7ª rodada do Brasileirão.