Topo

Verdão sofre com desfalques no meio e se anima por Bruno Henrique

13/06/2017 07h30

O Palmeiras iniciou as conversas para contratar Bruno Henrique sem tanta urgência, mas o volante do Palermo (ITA) pode chegar já para preencher uma lacuna importante no time de Cuca. Com as lesões na mão e na coxa de Felipe Melo, que ficará até seis semanas fora de combate, Thiago Santos passa a ser o único volante de marcação disponível no elenco. E está pendurado no Brasileirão...

Mesmo que o acordo aconteça rapidamente, o Verdão ainda terá de esperar um pouco para contar com Bruno Henrique, já que a janela para inscrição de atletas vindos de outros países só abre em 20 de junho. De qualquer forma, o meio de campo ainda estará muito desfalcado nesta data: Felipe Melo, Moisés, Arouca...

O jogador está de férias aguardando o desfecho das tratativas entre Palmeiras, Palermo e seus representantes. Quem acompanha as conversas de perto fala do assunto com bastante otimismo. O acordo seria por empréstimo, provavelmente válido por um ano e com preço de compra fixado. O fato de o clube italiano ter sido rebaixado para a segunda divisão do país facilita. O que se discute no momento são detalhes financeiros.

Bruno Henrique prefere atuar como segundo volante, com mais liberdade para chegar ao ataque e finalizar, mas foi o atleta mais recuado do meio de campo do Corinthians por algum tempo após a saída de Ralf, em 2016, com Tite no comando.

O Verdão vem sentindo falta de um jogador que tenha poder de marcação e ainda consiga aparecer na frente para desmontar a defesa rival. Thiago Santos tem evoluído com a bola no pé, mas praticamente não participa das ações ofensivas no último terço do gramado. Felipe Melo, apesar da reconhecida qualidade para passes e lançamentos, também não costuma fazer esse papel.

Cuca está à procura de alguém que possa oferecer qualidades parecidas com as de Moisés. Em 2016, o técnico montava o meio de campo sem um volante fixo nos jogos como mandante: com Cleiton Xavier mais avançado, Moisés e Tchê Tchê se revezavam nesta função mais defensiva, mas ambos com liberdade e qualidade na criação.

O camisa 10 está em recuperação de grave lesão no joelho esquerdo e, na mais otimista das previsões, voltará a ficar à disposição apenas em agosto. Um outro atleta que poderia executar essa função é Arouca, que passou por duas cirurgias no tornozelo e ainda vai demorar cerca de dois meses para reaparecer.

Neste momento, além de Thiago Santos, os atletas à disposição de Cuca para o meio de campo são Tchê Tchê, Guerra, Michel Bastos, Hyoran, Raphael Veiga e Vitinho.