Topo

Porto acusa Benfica de esquema com árbitros. Sporting pede queda do rival

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica desde 2003 - CityFiles/Getty Images
Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica desde 2003 Imagem: CityFiles/Getty Images

15/06/2017 11h37

Os bastidores do futebol português estão de frente com um possível escândalo. O Porto denunciou um esquema de corrupção na arbitragem para beneficiar o Benfica, divulgando supostos e-mails trocados entre um dirigente do clube e o antigo árbitro Adão Mendes. Um cartola da Liga Portuguesa também estaria envolvendo.

A voz do Porto no caso é Francisco Marques, diretor de comunicação do clube. O dirigente afirma ter recebido cópias das trocas de mensagens que ilustram a "clandestinidade na arbitragem portuguesa".

"O primeiro-ministro (termo relacionado a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica) é um grande homem e um grande líder, tem um grande amor ao Glorioso. Hoje, o Benfica manda mesmo, e os outros não mexem nada. Dizem os sábios dos painéis que o Porto já não manda. Hoje, quem nos prejudicar sabe que é punido. Isto foi conquistado pelo primeiro-ministro. Quanto às missas, temos bons padres para todos. Agora, apague tudo", teria escrito Adão Mendes a Pedro Guerra, líder da TV do Benfica.

Também de acordo com o dirigente do Porto, Adão Mendes teria enviado uma lista de mais sete árbitros em que o Benfica poderia confiar. No programa "Universo Porto", Francisco Marques salienta que "eram árbitros que estavam a serviço do Benfica", além de cobrar uma resposta contundente de representantes do futebol local.

Posteriormente, o mesmo diretor de comunicação do Porto revelou troca de e-mails entre um dirigente da Liga Portuguesa e um assessor do Benfica, classificando a situação como "muito grave".

Sporting se alia ao Porto e pede rebaixamento

Grande rival do Benfica em Lisboa, o Sporting quer ver o Benfica punido com rebaixamento, multa e retirada dos últimos quatro títulos nacionais ganhos pelo rival, por alegados "resultados corrompidos e adulterados". Esta foi a reação do diretor de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva.

"Não sei a veracidade dos e-mails, mas há vários indícios que apontam para a veracidade dos mesmos, pela forma como Pedro Guerra não desmentiu nem estranhou o conteúdo e linguagem nas mensagens. Depois, a amnésia seletiva. O Benfica não nega os e-mails, prefere falar de um crime informático", comentou Saraiva, completando com uma cobrança de "investigação séria".

Associação de arbitragem pede "resposta rápida"

Segundo informações da imprensa lusitana, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (Apaf) pretende uma rápida e esclarecedora investigação quanto às recentes denúncias.

"A Apaf apenas quer a verdade, tal como a Federação Portuguesa de Futebol, que no dia seguinte ao conhecimento das suspeitas abriu processo de inquérito, estando o mesmo a decorrer. O que nós pedimos é que os passos seguintes, quer na Comissão de Instrutores, no Ministério Publico ou nos tribunais, sejam rápidos", disse Luciano Gonçalves, presidente da Apaf, em declarações reproduzidas pela "Antena 1".