Topo

Com dossiê da briga no Uruguai, Verdão irá à Conmebol sexta que vem

16/06/2017 15h14

A Conmebol marcou para a próxima sexta-feira uma audiência em sua sede, localizada em Assunção, no Paraguai, para ouvir os argumentos do Palmeiras sobre os incidentes do jogo contra o Peñarol, no Uruguai, em abril. A informação foi publicada inicialmente pelo Uol.

Os advogados do Verdão tentam reduzir as penas aplicadas pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol ao clube (três jogos como visitante na Libertadores sem a sua torcida, além de multa de 80 mil dólares) e ao volante Felipe Melo (seis partidas de suspensão, sendo que duas já foram cumpridas).

Internamente, confia-se que pelo menos a punição ao clube será reduzida. O Palmeiras preparou um dossiê, com DVDs contendo imagens do jogo, depoimentos de quem estava no estádio Campeón del Siglo e reportagens publicadas por meios de comunicação, e acredita que este material evidencia que os brasileiros foram vítimas de uma emboscada. Esse conteúdo já foi enviado ao Comitê de Apelações da Conmebol e será utilizado na reunião presencial.

Nas imagens captadas pelo próprio Palmeiras, e enviadas à Conmebol, é possível ver que o atacante Willian recebe um soco de Villalva ainda antes do apito final. O Verdão quer saber por que este jogador não recebeu nenhuma punição. Matías Mier, Lucas Hernández e Nahitan Nández foram os únicos atletas uruguaios punidos, todos com cinco partidas de gancho - portanto, menos do que Felipe Melo.

A pena aplicada ao Peñarol também foi mais branda do que a aplicada ao Palmeiras: um jogo em casa com portões fechados e 150 mil dólares de multa. O clube cumpriu o gancho contra o Jorge Wilstermann, na última rodada da fase de grupos, mas não houve muito efeito prático porque os uruguaios já nem tinha chances de classificação.

O Palmeiras espera uma definição do Tribunal de Apelações antes do jogo de ida das oitavas de final, contra o Barcelona de Guayaquil, no Equador, que deve acontecer em 5 de julho. Mesmo que tenha a pena reduzida, Felipe Melo não participará desta partida porque está em recuperação de lesões na mão e na coxa.