Topo

Terceira edição da Caravana do Futebol Feminino seleciona oito jogadoras na Bahia

21/06/2017 18h14

Quem disse que o futebol feminino tem perdido terreno no Brasil? Pelo terceiro ano seguido, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) promoveu a Caravana do Futebol Feminino da Bahia para incentivar a modalidade na região e ainda revelar novas atletas. O projeto, dessa vez, selecionou oito jogadoras, que serão aproveitadas pelos principais times da região.

De 15 a 18 de junho, a equipe de coordenação do projeto esteve em João Dourado, na região centro-norte do Estado, para avaliar jogadoras. A ex-zagueira da Seleção Brasileira e treinadora Solange Bastos e o técnico do São Francisco, Mário Augusto Filgueiras, foram os responsáveis por observar as cerca de 200 garotas que participaram dessa edição da caravana.

Jogadoras de 15 a 25 anos participaram de uma competição para serem avaliadas. Estiveram presentes atletas de diversas cidades da Bahia, como América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Carfarnaum, Canarana, Central, Gentil do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Xique-Xique.

Ao fim da disputa, foram aprovadas oito garotas: as volantes Leillane (25 anos), Gabriela (17 anos) e Enigma (25 anos), as meias Bruna (17 anos) e Geane (21 anos), as atacantes Dislane (21 anos) e Brisa (22 anos), e a lateral-direita Lorrane (16 anos).

Nos próximos meses, as competidoras participarão de um sorteio para reforçar os clubes que disputarão o Campeonato Baiano Feminino de 2017, previsto para acontecer no segundo semestre do ano.

- Dessa vez, abrangemos várias regiões de uma só vez. A caravana já faz parte do nosso calendário, todo ano fazemos uma avaliação como essa. Isso fortalece e renova o futebol feminino, que precisa de algo novo. Além disso, conseguimos ter o aumento do número de atletas. Se não fosse uma caravana como essa, dificilmente, teríamos torneios com esse número de participantes. Se não bastasse, as escolhidas podem servir a Seleção no futuro - comentou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.

A Caravana do Futebol feminino foi criada em 2015 pela Federação Bahiana de Futebol. A iniciativa tem percorrido diversas regiões do Estado em busca de novas atletas e já é considerada um sucesso na região.