Topo

Timão não fica atrás do placar há 20 jogos. Por que isso é tão importante?

24/06/2017 06h00

- Todo time tem de saber sofrer, fechar a casinha e saber ser pressionado.

Se tem algo que o Corinthians de Fábio Carille sabe bem é "fechar a casinha". Em 35 partidas oficiais nesta temporada, foram somente 19 gols sofridos, sendo que em mais da metade dos jogos a equipe nem teve o goleiro Cássio vazado. Os bons números da defesa são explicados, entre outros fatores, por uma razão notável: há 20 jogos que o Timão não fica em desvantagem no placar.

A última vez em que isso ocorreu foi no empate por 1 a 1 com o São Paulo, no dia 26 de março, pelo Paulistão. Maicon abriu o placar pelo Tricolor e Jô deixou tudo igual para o Timão. Este duelo foi o terceiro da série de 22 jogos de invencibilidade que o Corinthians tem na temporada, sua sétima maior sequência sem perder na história. Para o técnico Fábio Carille, que ignora os números e prega pensamento jogo a jogo, o mais importante disso tudo é justamente não precisar correr atrás de uma vantagem estabelecida pelo adversário, pois isso beneficia o estilo de jogo corintiano.

Para Carille, sair vencendo os jogos é importante porque faz o adversário se atirar ao ataque. Isso significa que o Corinthians terá menos a posse de bola e poderá jogar aproveitando os erros de seu adversário e os contra-ataques rápidos, outra característica marcante do time. Ou seja, não ficar em desvantagem há 20 jogos é um fator facilitador dos bons resultados que fizeram o Corinthians campeão paulista e hoje líder do Brasileirão.

Neste domingo, contra o vice-líder Grêmio, não ficar em desvantagem e não sofrer gols fará o Corinthians manter a ponta da tabela por pelo menos mais uma rodada. No ano, marcas importantes da defesa foram atingidas assim. Confira abaixo alguns destes feitos do Timão do Carille.