Bruno Paulista: entenda a burocracia da novela cheia de capítulos do Vasco

Uma das novelas mais longas da história do futebol brasileiro está para chegar ao seu capítulo final. Depois de o presidente Eurico Miranda ter confirmado o acerto com o volante Bruno Paulista no último dia 19, o Vasco vive a expectativa de relacionar o jogador pela primeira vez para o jogo de domingo, às 19h, contra o Coritiba, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro. O capítulo final pode durar ou cinco minutos ou cinco horas.

O Vasco, assim que abriu a janela de transferência internacional no último dia 20, fez uma consulta na Fifa para saber quantas vias seriam consideradas legalmente no processo de transferência de Bruno Paulista. A resposta chegou na última terça-feira e trata-se três vias: do Bahia para a Federação de Futebol de Portugal (por conta do vínculo com o Sporting), da federação portuguesa para a de Angola (por ter direitos ligados ao Recreativo de Cáala), a da federação angolana para o Vasco.

Com a transferência ao Vasco sendo diretamente da Angola, por conta de Bruno Paulista ter um contrato de vínculo maior no Recreativo de Cáala, ficará em São Januário por um ano - diferentemente do período de seis meses caso no processo legal se considerasse do Bahia ao Vasco. A documentação de acerto entre as partes foi assinada há alguns meses. Agora, resta apenas que as federações liberem por sistema a transferência nas três vias existentes.

A janela de transferência internacional fecha somente em três semanas. Caso não dê tempo para o jogo diante do Coritiba, o Vasco conta para que Bruno Paulista esteja regularizado para o clássico com o Flamengo, em São Januário, no outro fim de semana. O volante vem treinando no estádio cruz-maltino desde abril (chegou a passar um primeiro período de treino entre janeiro e fevereiro), é bastante elogiado por Milton Mendes e uma das apostas para o setor. Nos primeiros dias deste mês, Bruno Paulista treinava em separado em São Januário e teve o seu desempenho filmado pela reportagem do LANCE! (confira vídeo abaixo). Na oportunidade, o volante pediu para que registrasse em vídeo o gol que queria fazer o treinamento.

Vale lembrar que Bruno Paulista, inclusive, chegou a ser inscrito para a disputa do Campeonato Carioca. Ele apareceu no Boletim Informativo de Registros de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com uma "pendência de transferência da federação", mas não avançou. Foi quando o processo burocrático e consultas na Fifa se fizeram necessárias para entendimento do que poderia ser feito pelos envolvidos.

Vale lembrar também que o Vasco já contratou para o Campeonato Brasileiro os zagueiros Paulão (emprestado do Internacional), Breno (do São Paulo) e Lucas Rocha (do Boavista). Também efetivou a chegada do volante Wellington, em empréstimo do São Paulo. Há ainda a possibilidade do zagueiro Anderson Martins, mas a cúpula do futebol do clube cruz-maltino aguarda que a sua rescisão no Qatar seja colocada no papel para poder ter algum tipo de avanço.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos