Seis pessoas são acusadas por mortes na tragédia de Hillsborough

A Promotoria do Reino Unido informou, nesta quarta-feira, que seis pessoas foram indiciadas por crimes e delitos que causaram a tragédia de Hillsborough, entre elas quatro policiais. Na ocasião, 96 torcedores do Liverpool morreram no estádio, em jogo da equipe da Terra dos Beatles contra o Sheffield Wednesday em abril de 1989.

A investigação foi finalizada em abril de 2016 após concluir que a culpa não foi dos torcedores dos Reds, e sim da negligência da polícia, que abriu os portões e permitiu que o estádio ficasse superlotado em um setor.

- Encontrei evidências suficientes para imputar delitos a seis indivíduos. David Duckenfield, que era o responsável pela segurança da partida, é acusado de homicídio culposo por negligência grave envolvendo a vida de 95 homens, mulheres e crianças - apontou a promotora Sue Hemming, chefe da Divisão de Crimes Especiais e Contra-Terrorismo.

Os policiais acusados são David Duckenfield, comandante de polícia e responsável por supervisionar a partida; Donald Denton, comandante de polícia de South Yorkshire; Alan Foster, inspetor-chefe de polícia do mesmo local; e Norman Bettison.

Além dos agentes, foram acusados Graham Henry Mackrell, dono do estádio do Sheffield Wednesday na época e encarregado pela segurança, e Peter Metcalf, advogado que representou a polícia nas primeiras investigações.

Na época, o relatório oficial do governo, que tinha como base os relatos dos policiais, culpou a torcida do Liverpool pelas 96 mortes e centenas de feridos.

Após o desastre de Hillsborough, o futebol inglês passou por drásticas mudanças. Os estádios passaram por grandes reformas, excluindo as grades de proteção entre o campo e a torcida para evitar tragédias como essa. As punições aos infratores ficaram mais duras e a fiscalização nas arenas, mais rigorosas.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos