Topo

São Paulo tem segunda pior pontaria e faz Ceni insistir em fundamentos

O São Paulo sofre com a falta de pontaria de seus jogadores - NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O São Paulo sofre com a falta de pontaria de seus jogadores Imagem: NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

29/06/2017 06h00

Na beira da zona de rebaixamento e sem vencer há cinco jogos, o São Paulo sofre com a falta de pontaria de seus jogadores. Nas dez rodadas já disputadas no Campeonato Brasileiro, o time de Rogério Ceni chutou 132 vezes, mas 93 dessas bolas não foram na direção do gol. De acordo com o Footstats, o Tricolor é o segundo time com mais finalizações erradas no torneio, atrás apenas da Chapecoense, com 96 finalizações erradas. O Corinthians é o que menos erra, com apenas 55 chutes errados em 97 tentativas.

O pior desempenho tricolor foi na derrota para o Atlético-PR: 22 finalizações erradas e apenas cinco certas. A melhor foi no triunfo sobre o Vitória, mas mesmo assim o time errou bastante: nove certas e oito erradas. Contra o Sport o time acertou apenas um dos sete chutes que arriscou na direção do gol.

A performance em cruzamentos também deixa a desejar. Foram 205 erros e 60 acertos nos dez jogos disputados até agora. Os piores desempenhos foram foram no triunfo sobre o Palmeiras - 17 cruzamentos errados e um certo - e no tropeço antes o Atlético-PR - 33 errados e 11 certos.

Rogério Ceni está ciente da deficiência da equipe e aproveita a semana livre de compromissos para ajudar as finalizações e cruzamentos. Na quarta-feira, o técnico comandou um treino específico dos fundamentos para os titulares e participou ativamente, chegando a marcar seus comandados.

Araruna, Marcinho, Denilson e Junior Tavares, marcados de perto por Rodrigo Caio e Lugano, foram os mais cobrados nos treinos de cruzamentos. Thiago Mendes e Jucilei foram orientados a chutar e procurar Cueva para armar cruzamentos, enquanto Pratto se posicionou para finalizar. O goleiro Renan Ribeiro, que tem tido atuações de destaque nos últimos jogos, ajudava Ceni a ajustar o posicionamento dos defensores.

O São Paulo volta a treinar na manhã desta quinta-feira, visando o jogo contra o Flamengo, domingo, na Ilha do Urubu. Parte da atividade será fechada à imprensa. Será mais uma oportunidade para Ceni orientar seus atletas e aprimorar os fundamentos para, enfim, reencontrar o caminho das vitórias. O time já igualou a pior sequência do ano e pode bater recorde negativo no Rio.