Topo

Pedro vê nova filosofia do Barça com a base e critica: "Perdeu a essência"

Formado na base do Barcelona, Pedro foi vendido para o Chelsea em 2015 - Ivan Sekretarev/AP
Formado na base do Barcelona, Pedro foi vendido para o Chelsea em 2015 Imagem: Ivan Sekretarev/AP

30/06/2017 15h30

Revelado pelo Barcelona, o atacante Pedro Rodríguez criticou o que ele vê como uma nova política de contratações do clube catalão, em que os dirigentes preferem apostar em transferências milionárias ao invés de dar prioridade aos atletas da base. Em entrevista à rádio Cadena Ser, o jogador do Chelsea foi duro com seu ex-clube.

"O Barça está perdendo a filosofia de privilegiar a cantera [categorias de base]. Na minha época, chegamos a ter 11 jogadores formados em casa no time, mas isso já não existe mais. É uma pena", disse.

Pedro começou na base do Barça e foi peça fundamental em campanhas vitoriosas do time sob o comando de Pep Guardiola, inclusive marcando um gol na final da Liga dos Campeões de 2011. Ele foi negociado com o Chelsea em agosto de 2015 e custou 27 milhões de euros (R$ 101,6 milhões).

"Muitos jogadores saíram de La Masia [academia da base do Barcelona] para ganhar a vida. Nesse sentido, o Barcelona está perdendo sua essência. Infelizmente, assim são as coisas do clube agora", completou o jogador de 29 anos.