Topo

'Sonho de Europa' fala mais alto, e Thiago Mendes vai assinar com Lille

30/06/2017 10h19

Thiago Mendes não é mais atleta do São Paulo. Motivado por uma ligação do técnico Marcelo Bielsa e pelo sonho de jogar na Europa, o volante fechou um acordo com o Lille, da França, nas últimas horas. Ele é o segundo atleta tricolor levado pelo clube francês, que já assinou com o atacante Luiz Araújo.

Os valores não foram confirmados pelo São Paulo, mas o clube francês ofereceu 9 milhões de euros (R$ 33,8 milhões) pelo volante. O clube do Morumbi queria receber, no mínimo, dez milhões de euros (R$ 37,8 milhões) pelo jogador. Além disso, ele estava nos planos de Rogério, que tentou, junto ao presidente Leco e a Pinotti, mantê-lo no time do Morumbi. A vontade de Thiago, contudo, obrigou o Tricolor a fechar o acordo.

- Falei com Bielsa, mas sempre foi sonho jogar na Europa. Quando chegou proposta, falei com Pinotti, Leco e empresários do meu desejo. Eles fizeram de tudo para me manter, mas foi decisão que coube somente a mim. Agradeço ao clube e a todo mundo que sempre me ajudou. Três anos de casa, é uma decisão que só cabia a mim. Decidi sair do São Paulo - disse Thiago Mendes.

O São Paulo deixou claro que tentou de todas as maneiras segurar o jogador de 26 anos, mas não pode lutar contra o antigo desejo do atleta de atuar no Velho Continente. O diretor executivo Vinícius Pinotti lamentou a saída de Thiago.

- Ainda não tem nada assinado, mas já existe acordo fechado por e-mail e conversas telefônicas. Recebemos proposta há umas três semanas. Nunca foi intenção do São Paulo negociá-lo, ele fazia parte do nosso projeto esportivo, mas o que pesou foi a vontade do atleta. São Paulo fez de tudo para segurar, no começo não aceitou a proposta, mas atleta nos abordou com projeto de vida e carreira na Europa, manifestou desejo de deixar o clube, e não vamos manter no elenco alguém que está com a cabeça em outro lugar - explicou o dirigente, que não confirmou se o clube buscará uma peça de reposição.

- Substituir Thiago não é fácil. Metros é jogador que talvez se aproxime mais das características dele, difícil prometer que vai trazer alguém no nível dele. Grande jogador com quem a gente contava. Estamos atentos, nossa ideia é reforçar o time, mas não dá pra dizer que vamos conseguir repor. Petros tem muito potencial para cumprir a função do Thiago no time - avaliou Pinotti.

Thiago Mendes deixa o São Paulo após três anos. Ele é o quinto jogador a deixar o time em 2017: David Neres e Lyanco foram vendidos no início do ano. Recentemente, Luiz Araújo fechou com o próprio Lille, e o zagueiro Maicon foi vendido para o Galatasaray (TUR).