Topo

Alemanha tenta repetir Brasil e França na Copa das Confederações

01/07/2017 07h05

Chegar à Copa das Confederações com o status de campeão do mundo não é necessariamente significado de título. É por isso que a Alemanha precisa abrir o olho se quiser repetir o feito de Brasil e França, únicos campeões mundiais em vigência que faturaram a competição.

Ao todo, em sete edições de Copa das Confederações, só em três o campeão do mundo ficou com a taça. Enquanto o Brasil levantou a taça duas vezes na condição de campeão do mundo (1997 e 2005), a França faturou a taça com a histórica geração de Zidane e Cia ainda no auge, em 2001.

Para se ter uma noção de que não é tão simples assim para o campeão do mundo ficar com a Copa das Confederações, nas duas últimas edições, nada de título para quem tinha faturado a conquista mais importante anos antes.

Em 2009, por exemplo, na África do Sul, a Itália - dando um aperitivo do vexame que protagonizaria no ano seguinte - nem da primeira fase passou. Em 2013, a Espanha - que curtiu a vida adoidado no Brasil - perdeu na final para a Seleção Brasileira, com um show dos anfitriões por 3 a 0, no Maracanã.

O desafio da Alemanha é provar que esse time jovem convocado por Joachim Löw para a competição na Rússia é capaz de "honrar" o feito da Nationalmannschaft em 2014.

Se para a Alemanha seria, em tese, "só mais uma conquista", o Chile encara a competição como a chance de conquistar a primeira taça internacional, em competição da Fifa, fora das disputas no âmbito da Conmebol. Mas Löw garante que o time está com apetite:

- Eles estão com ambição suficiente para ganhar o Chile. É uma grande final para nós, é o local em que gostaríamos de estar.

Campanha dos campeões do mundo

1997 - Brasil (Campeão)

2001 - França (Campeã)

2003 - Brasil (4º lugar)

2005 - Brasil (campeão)

2009 - Itália (primeira fase)

2013 - Espanha (vice-campeã)

*O repórter viaja a convite da Gazprom