Topo

Fernando Santos elogia Portugal e fala sobre dispensa de Cristiano Ronaldo

Michael Dalder/Reuters
Imagem: Michael Dalder/Reuters

01/07/2017 11h05

Classificação e Jogos

O técnico Fernando Santos lamentou, assim como seus jogadores, ter que disputar o terceiro lugar da Copa das Confederações. Porém, garantiu que sua equipe estará focada no duelo contra o México. O confronto entre as seleções será neste domingo, às 9h (de Brasília), na Arena Otkrytie, em Moscou.

"Obviamente que a eliminação nos deixou tristes. Mas isso não invalida o compromisso que essa equipe tem de tentar chegar à final em todas as competições que entra. Tenho a certeza que estes jogadores estão totalmente focados", garantiu.

"Essa equipe deu ao futebol português um dos seus maiores feitos, se não o maior. Esse mérito nunca poderá ser retirado e confiem no time, porque, mais uma vez, aqui na Copa das Confederações, mostrou que não vai a uma competição só por ir, mas para tentar vencê-la. Acreditem nestes jogadores porque vão continuar a fazer muito para dar muitas alegrias ao futebol português", disse.

Após a eliminação, Cristiano Ronaldo foi embora da Rússia para conhecer os filhos gêmeos recém-nascidos. A decisão, segundo o treinador, foi tomada por ele e pelo presidente da Federação Portuguesa, Fernando Gomes.

"É um momento importante da vida dele e, já que Portugal ficou afastado daquele que era o seu principal objetivo, eu e o presidente entendemos que era bom para o jogador ver os seus filhos, que ainda não tinha visto. Foi correta a nossa atitude, ainda mais com um jogador que tem um empenho, um compromisso e um comportamento exemplar", afirmou o comandante.

A eliminação para o Chile foi doída. Favoritos na competição, os portugueses acabaram ficando sem gás para buscar um bom resultado na prorrogação e pararam em noite inspirada de Claudio Bravo. O goleiro do Manchester City pegou todas as três cobranças dos lusos.

"Foi um jogo com momentos diferentes. Começamos melhor, depois o Chile, novamente nós e depois eles. O jogo foi sempre assim, com oportunidades dos dois lados. Tentamos mudar a equipe, tirando os jogadores mais desgastados, sobretudo nas alas, onde parecia que havia cansaço dos adversários. Depois nos pênaltis, no Euro fomos heróis, agora não. Os jogadores estão de parabéns", completou.