Topo

WTorre aprova tecnologia que fará Allianz ter jogos um dia após shows

02/07/2017 14h59

O show da cantora Ariana Grande, no sábado, tirou o jogo entre Palmeiras x Grêmio do Allianz Parque, mas gerou um aprendizado novo à WTorre. A construtora realizou neste musical o teste de uma tecnologia que permitirá a arena receber jogos no dia seguinte a shows.

O diferencial neste caso é que o palco foi montado "do teto para o chão", e não o inverso, como de costume. Desta forma a desmontagem da estrutura ficou mais ágil, e por volta das 6h da manhã deste domingo o palco já havia sido retirado do estádio. O resultado foi considerado o ideal.

A expectativa da WTorre era fazer o primeiro teste neste fim de semana, mas o desmembramento da rodada do Brasileiro colocou o jogo do Verdão para sábado, mesmo dia do show, inviabilizando a realização do confronto no Allianz. O time acabou enfrentando os gaúchos no Pacaembu e venceu, por 1 a 0, pela 11ª rodada do campeonato.

- As equipes do Allianz Parque e dos nossos parceiros LPL, Move e Live Nation fizeram história no show da cantora Ariana Grande. Pela primeira vez no Brasil, um show de estadio teve todo seu grid de luzes e painéis de LED instalados no teto da arena. Isso permitiu menor carga no gramado e maior agilidade na desmontagem da estrutura. O resultado disso é que, pouco mais de 8 horas após o encerramento do show de ontem, o Allianz Parque está em perfeitas condições, limpo e com o gramado intacto - disse Eduardo Rigotto, gerente geral do Allianz Parque.

Esta tecnologia servirá apenas para casos em que o show acontece no dia anterior ao jogo. Ou seja, não adianta para quando há uma partida na véspera de uma apresentação. Desta forma, o Palmeiras não terá de fato o seu estádio caso avance às quartas de final da Libertadores.

Dono de campanha melhor que Santos e Atlético-PR, os possíveis rivais na fase seguinte da Liberta, o Verdão fará a segunda partida das quartas como mandante, entre os dias 19, 20 ou 21 de setembro. No período, o Allianz Parque será usado em um festival de rock, marcado entre os dias 21/9 e 26/9.

A questão será saber como reagirá o gramado logo após os shows - os palcos ficam sempre ficam fora do campo, mas o público assiste às apresentações nele. Após a apresentação de Ariana Grande, o campo do Allianz Parque parece ter sofrido pouco.

Em grandes shows com um intervalo maior, a WTorre pode também realizar a troca do gramado em três dias antes de um jogo. A medida já foi usada antes da partida contra o Peñarol (URU), pela Libertadores, e deve ser repetida mais duas vezes no ano, em setembro e em novembro.