Topo

Já deu! Com histórico de eliminações traumáticas no cenário internacional, Fla visita o Palestino

05/07/2017 07h00

Campeão da Libertadores em 1981 e da Mercosul em 1999, o Flamengo não tem um bom retrospecto recente em competições internacionais. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro dará o pontapé inicial de sua participação na Copa Sul-Americana deste ano, contra o Palestino, em Santiago, no Chile. No ano passado, o Rubro-Negro caiu justamente diante da equipe chilena, nas oitavas de final do torneio.

O fantasma da eliminação da Libertadores deste ano assombrou o Rubro-Negro até o time reagir no Campeonato Brasileiro. O atacante Paolo Guerrero admitiu que aquela derrota para o San Lorenzo, em Buenos Aires, na Argentina, atrapalhou o grupo por um bom tempo.

No ano passado, o Rubro-Negro venceu o Palestino no jogo de ida, por 1 a 0, com gol de Emerson Sheik, que agora defende a Ponte Preta.

CONFIRA ELIMINAÇÕES TRAUMÁTICAS DO FLAMENGO NA LIBERTADORES:

2017: apontado como um dos favoritos ao título da Libertadores, o Rubro-Negro foi eliminado ainda na primeira fase do torneio. O time carioca foi derrotado pelo San Lorenzo, por 2 a 1, de virada, em Buenos Aires, e deu adeus à competição internacional.

2014: o Flamengo foi eliminado ainda na primeira fase da Libertadores quando precisava apenas de uma vitória simples, no Maracanã, para avançar na competição. No entanto, o time carioca foi derrotado pelo León (MEX), por 3 a 2.

2012: naquele ano, o Rubro-Negro venceu o Lanús (ARG), por 3 a 0, no Engenhão, mas ficou novamente pelo caminho num episódio marcante. Os jogadores do Fla já comemoravam a classificação para a segunda fase no gramado quando foram surpreendidos com a notícia de que o Emelec (EQU) venceu o Olimpia (PAR), por 3 a 2, numa partida com dois gols nos acréscimos e uma reviravolta inimaginável e inesperada.

2010: a Universidad de Chile eliminou o Flamengo pelas quartas de final. No jogo de ida, no Maracanã, o Rubro-Negro foi derrotado por 3 a 2. Na volta, o Fla venceu por 2 a 1, mas não foi suficiente.

2008: o Flamengo foi eliminado da Libertadores pelo América do México no Maracanã, ao ser surpreendentemente derrotado por 3 a 0, com grande atuação de Cabañas. O clima da partida era de festa, e o técnico Joel Santana foi homenageado antes da bola rolar.

2007: o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final pelo Defensor (URU), novamente no Maracanã. O Rubro-Negro venceu o jogo de volta, no Rio, por 2 a 0, mas não foi suficiente. Isso porque foi derrotado na ida, por 3 a 0.

2002: o Rubro-Negro caiu como lanterna na fase de grupos da Libertadores daquele ano, em competição contra Once Caldas, Universidad Católica e Olímpia.

ELIMINAÇÕES TRAUMÁTICAS NA SUL-AMERICANA

O Flamengo nunca passou das oitavas de final da Sul-Americana.

2011: o time carioca foi goleado pela La U, por 4 a 0, no jogo de ida válido pelas oitavas de final, no Engenhão. Na volta, outra vitória dos chilenos, mas por 1 a 0, em Santiago.

2016: o Rubro-Negro venceu o modesto Palestino no jogo de ida, no Chile, por 1 a 0, mas foi derrotado por 2 a 1 na volta, em Cariacica, no Espírito Santo.