Topo

Versatilidade de reforços pode ser trunfo para Milton Mendes no Vasco

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

05/07/2017 07h15

O técnico Milton Mendes é um entusiasta das questões táticas, e desde que chegou ao Vasco costuma dizer muito em entrevistas o quanto gosta que sua equipe faça variações no esquema durante a partida em determinadas situações. Por isso, a chegada de Bruno Paulista e Ramon tem tudo para ajudar em seu trabalho. Isso porque o volante e o lateral-esquerdo são atletas versáteis e podem atuar em outras posições.

Aos 29 anos, Ramon diz que retorna ao Cruz-Maltino mais maduro e calmo. Além disso, o jogador contou que evoluiu na parte técnica, tática e vive o seu auge físico após passagem na Europa. No futebol turco, ele passou a atuar no meio-campo e principalmente como ponta. Por isso, se colocou à disposição de Milton Mendes para jogar assim no Vasco, mas fez questão de ressaltar que prefere a sua posição de origem, que é a lateral esquerda.

"No meu último ano no Besiktas eu atuei muito como ponta. No Antalyaspor eu passei a jogar assim também, como extremo. É uma posição que já conversei com o Milton que posso ajudar. Claro que minha posição é a lateral e essa que quero jogar. Mas esse é um leque que se abriu e eu posso ajudar por já ter atuado na posição. Já joguei de segundo volante também", disse Ramon.

Assim, Milton Mendes pode fazer pela esquerda, com Ramon e Henrique, a mesma coisa que faz pelo lado direito, quando utiliza Gilberto e Pikachu mais avançado como ponta. Contra a Chapecoense, o técnico até tentou fazer isso colocando Alan. Porém, o jovem não rendeu o esperado mais à frente e acabou substituído ainda na primeira etapa.

Bruno Paulista também tem a versatilidade como trunfo. O jovem de 21 anos começou a carreira no Bahia como segundo volante. No entanto, quando se transferiu para o Sporting, de Portugal, passou a atuar como primeiro homem do meio-campo, posição em que prefere atuar no momento. No entanto, ele se colocou à disposição de Milton Mendes para jogar em qualquer uma das duas funções.

Com bom porte físico, com 1,90 de altura, Bruno chegou até a treinar como zagueiro no Vasco, na época de Cristovão Borges e quando o time tinha poucos jogadores para o setor. Essa pode ser até mais uma possibilidade para Milton, que já testou durante os treinos o esquema 3-6-1, com um volante atuando na defesa.

Com isso, os nomes contratados pelo Vasco parecem cair como uma luva na proposta de Milton Mendes de adaptar a equipe as diversas nuances da partida. Assim, fica mais fácil para o treinador promover variações na formação do time.