Topo

Botafogo inspira camisa na Holanda após homenagem norueguesa

06/07/2017 14h05

Há exatos cinco anos, o multicampeão holandês Clarence Seedorf desembarcou no Rio de Janeiro para defender o Botafogo. O meia chegou festejado por cerca de 2 mil torcedores e sua recepção repercutiu intensamente na Holanda. Meia década depois, o Glorioso volta a ser moda nos Países Baixos, porém este destaque deve-se a outro ex-jogador alvinegro: Josimar. Mas como assim, Josimar? O LANCE! descobriu uma história daquelas que só o futebol pode proporcionar: a união de diversos povos por meio da paixão pela bola.

 

Vamos aos fatos. Josimar Higino Pereira, hoje com 55 anos, foi um dos principais jogadores do Botafogo nos anos 80. O lateral-direito chegou à Seleção e disputou a Copa de 1986 como atleta do Glorioso, virando titular a partir do terceiro jogo daquele mundial. Contra a Irlanda do Norte, o lateral foi bem e balançou a rede. Porém, foi no jogo seguinte, nas oitavas diante da Polônia, que ele fez história. Josimar recebeu a bola fora da área, foi driblando em direção ao gol e acertou um canhão no ângulo. Uma obra de arte, eleita recentemente pela BBC como o oitavo gol mais bonito das Copas. O golaço ganhou o mundo e o coração de dois noruegueses: Marius Lien e Frode Lia.

 

Em 2009, Marius Lien e Frode Lia decidiram criar uma revista esportiva mensal em Oslo (NOR) e não houve dúvida na escolha do nome: "Josimar Fotball". Hoje, a "Josimar" é uma das principais publicações da Noruega. E onde a Holanda entra na história?

 

A "Josimar" tem uma parceria com a camisaria COPA Football, de Amsterdã (HOL), uma respeitada loja de camisa retrô. Para celebrar esta parceria, foi feita uma ação entre a revista e a camisaria. A COPA Football criou uma camisa em homenagem à revista "Josimar" e aí reaparece o Botafogo. Esta camisa foi inspirada no uniforme do Bota, clube defendido por Josimar entre 1982 e 1989.

- A revista norueguesa "Josimar" é uma de nossas parceiras. Parte da nossa colaboração é criar uma camisa de futebol única personalizada para eles. O nome da revista é uma homenagem ao jogador, por essa razão, surgiu a ideia de criar a camisa de futebol deles em um tema inspirado no Botafogo. É uma maneira para a revista "Josimar" homenagear o jogador que inspirou o nome dela - disse Osin Peltenburg, gerente de marketing da COPA Football, que explicou como fazer para ter uma camisa europeia do Botafogo:

 

- Não vendemos essa camisa. Você pode ganhar a camisa recrutando três novos assinantes para a revista. Conseguindo, você e os três novos assinantes receberão a camisa.

 

Marius Lien, um dos fundadores da revista, escreve para a "Josimar" até hoje. Ele é fã do futebol brasileiro e publicou em 2014, na Noruega, o livro "Futebol Brasileiro 1894-2014 - 120 anos de dribles" ("Brasiliansk fotball 1894-2014. 120 år med driblinger", em norueguês) Ainda neste ano, Marius lançará mais um livro envolvendo o Brasil: "O Milagre em Marselha", que conta a história da vitória da Noruega por 2 a 1 sobre a Seleção Brasileira na Copa de 1998.

- Escrevi um artigo grande sobre a Chapecoense neste inverno europeu e um sobre Sócrates na última edição da "Josimar". Já estive no Brasil muitas vezes e vou ao país novamente daqui a três semanas, para enriquecer o livro sobre o duelo entre Noruega e Brasil em 98. Esta é vista como a maior vitória em toda a história do esporte norueguês - comentou Marius Lien.

 

E qual seria o time de Marius Lien no Brasil? A resposta está na ponta da língua:

 

- E meu time favorito no Brasil é o Botafogo.